A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes com a CET-Rio e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), informa que a partir de sábado, dia 23 de março, será implementada a interdição da alça de acesso ao Elevado da Perimetral, na Avenida Presidente Vargas, após a Igreja da Candelária, sentido Aterro do Flamengo. O fechamento é necessário para o início das intervenções que viabilizam a conexão do Mergulhão da Praça XV ao Túnel da Via Expressa. A interdição da Rua Visconde de Itaboraí, anteriormente também prevista para este sábado, foi suspensa temporariamente.
Com o fechamento da alça de acesso ao Elevado da Perimetral, o fluxo de veículos em direção ao Aterro do Flamengo seguirá pelo Mergulhão da Praça XV. O embarque e o desembarque das linhas de ônibus no Mergulhão passarão por alterações detalhadas a seguir. Vale lembrar que os itinerários das linhas estão mantidos.
1. MERGULHÃO DA PRAÇA XV (galeria sentido Aterro do Flamengo):
- 154, 438, 472, 411, 413, 415, 442, 443, 474, 475, 403, 454, 455, 480, 484, 401, 422, 498, 202, 238, 363.
* As linhas 292 e 367, que têm pontos finais no Terminal da Misericórdia, não farão parada de embarque/desembarque de passageiros na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo.
* A linha 238, que atualmente dispõe de ponto regulador na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo, passará o operar como circular na área do centro, sem ponto regulador.
* As linhas intermunicipais, que têm ponto de parada, para embarque/desembarque de passageiros, na Praça Pio X (BRS - I), não terão ponto de parada para embarque/desembarque de passageiros na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo.
Mudanças no trânsito
Para viabilizar as interdições na região central da cidade, a operação de tráfego nas vias do entorno foi reforçada. Ao todo, 80 agentes de trânsito trabalham para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar bloqueios e desvios necessários de forma a minimizar os impactos no trânsito. A operação contará ainda com 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, informando as mudanças.
Com a interdição da alça de subida para a Perimetral, veículos que trafegam pela Avenida Presidente Vargas no sentido Aterro do Flamengo terão duas opções: dobrar à direita na Avenida Rio Branco ou seguir pelo Mergulhão da Praça XV até o acesso à Avenida General Justo.
Sobre as obras
A nova Via Expressa terá 5.050 metros, parte em túnel, parte na superfície, com três pistas em cada sentido. Ela servirá aos motoristas que cruzam a Região Portuária apenas como passagem, margeando a área em paralelo aos armazéns do Porto. O Túnel da Via Expressa terá 2.579 metros, ligando o Mergulhão da Praça XV até o Armazém 8, na atual Avenida Rodrigues Alves. Em nível, os motoristas seguem do Armazém 8 à Rodoviária Novo Rio. O Túnel da Via Expressa permitirá a construção de um passeio público arborizado de 44 mil m² entre a Praça Mauá e o Armazém 8, por onde passarão apenas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pedestres e bicicletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário