Enfim, chegou! Porém, com atraso. Até aí, normal para uma obra de grandes proporções no Brasil. Dois meses depois da data marcada pelo governo do estado, chegou ao Rio de Janeiro a perfuradora alemã gigante que, em terras tupiniquins, foi apelidada de "tatuzão". O equipamento escavará os túneis da Linha 4 do Metrô, entre Ipanema e Gávea, na Zona Sul. Por conta do atraso, a obra, que começaria em agosto, terá início apenas em outubro.
Há uma semana, o navio que trouxe da Europa o tatuzão desmontado, atracou no porto do Rio. O desembarque foi concluído no dia seguinte. O problema, agora, é a liberação das peças. Tal serviço é feito pela alfândega. Após isso, elas serão levadas até a Leopoldina, onde acontecerá uma pré-montagem do equipamento. Se quiser, clique aqui e confira a matéria feita na fábrica do Tatuzão, na Alemanha.
Na "base de apoio" da Leopoldina também serão produzidos os anéis de concreto que servirão como paredes para o túnel. Ao mesmo tempo que o "tatuzão" cava, ele instala os anéis, ajudando na estrutura do túnel. A máquina só será completamente montada dentro do canteiro de obras da Praça General Osório, em Ipanema. Com a montagem concluída, a perfuratriz terá a responsabilidade de cavar um túnel de 5,7 quilômetros.
Fim das obras
Por dia, o "tatuzão" consegue avançar 15 metros. Com isso, levará 380 dias pra completar o trajeto (levando em conta que ele trabalhe todos os dias). Mesmo assim, a entrega da obra está prevista só para dezembro de 2015. Isso porque, segundo a construtora, ainda virão a fixação dos trilhos e dos sistemas de água e eletricidade.
Por dia, o "tatuzão" consegue avançar 15 metros. Com isso, levará 380 dias pra completar o trajeto (levando em conta que ele trabalhe todos os dias). Mesmo assim, a entrega da obra está prevista só para dezembro de 2015. Isso porque, segundo a construtora, ainda virão a fixação dos trilhos e dos sistemas de água e eletricidade.
Apesar dos atrasos na chegada do equipamento, o governo do estado diz que a obra vai ficar pronta dentro do prazo. De acordo com Rodrigo Vieira, subsecretário adjunto da Casa Civil, "Estes 60 dias não se refletem no fim porque estão compatibilizadas todas as ações. Estamos terminando de escavar as estações. Com as estações escavadas, faremos o lançamento do 'tatuzão' trecho a trecho. Não há reflexo no final da obra".
Em junho de 2010, as escavações começaram na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, em direção à Zona Sul. Em São Conrado, o túnel também já está sendo aberto nos dois sentidos.
Veja, abaixo, alguns números da Linha 4 do metrô do Rio:
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