A Prefeitura do Rio apresentou na tarde desta quinta-feira (07/03) o novo esquema viário para o Centro do Rio e para a Região Portuária, que está sendo totalmente reformulada. Até 2016 essa região passará por mudanças estruturais em sua malha viária, assim como vem passando por uma profunda transformação de infraestrutura com o Porto Maravilha, que está revitalizando uma área de 5 milhões de metros quadrados.
Para a Prefeitura do Rio, a requalificação dos bairros do Porto em polos residenciais e de turismo, entretenimento e negócios está diretamente ligada às grandes mudanças no sistema viário, assim como à recuperação de patrimônio histórico, arquitetônico e cultural; obras de pavimentação, calçamento, drenagem e iluminação pública em seis bairros (Gamboa, Santo Cristo, Saúde e trechos de São Cristóvão, Centro e Cidade Nova).
Dentro do novo sistema de tráfego da região portuária está a construção da Via Expressa, que somada à criação de novas ruas e avenidas, permitirá a demolição total do elevado da Perimetral. O trânsito que circula hoje pela Perimetral e pela Avenida Rodrigues Alves passará a circular pela nova Via Binário do Porto, que terá 3,5 km de extensão e cruzará toda a Região Portuária com três pistas em cada sentido e dois túneis, e pela Rodrigues Alves que será transformada em Via Expressa, esta com pouco mais de 5 km.
Além das vias, a mobilidade será completada com a rede de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o sistema de BRTs e as ciclovias que irão integrar de forma capilar a malha viária. O VLT ligará os bairros do Porto Maravilha ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central, Praça Quinze e Santo Cristo. O BRT Transbrasil também chegará à região, ligando Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont.
Novas interdições para obras do Porto Maravilha
Nos sábados dias 9 e 23 de março novas interdições ao tráfego na Região Portuária vão permitir a continuidade das obras do Porto Maravilha. Um trecho de pista da Av. Rodrigues Alves sentido Praça Mauá será fechado no dia 9 de março para garantir o avanço das obras de construção do acesso ao Túnel da Via Expressa, que vai desembocar na própria Av. Rodrigues Alves. No dia 23, a alça que liga a Av. Presidente Vargas à Perimetral sentido Aterro do Flamengo será interditada para início das intervenções que vão viabilizar a conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa.
Via Expressa
A nova Via Expressa terá 5.050 metros, parte em túnel, parte na superfície, com três pistas em cada sentido. Ela servirá aos motoristas que cruzam a Região Portuária apenas como passagem, margeando a área em paralelo aos armazéns do Porto. O Túnel da Via Expressa terá 2.579 metros, ligando o Mergulhão da Praça XV até a altura do Armazém 8, na atual Av. Rodrigues Alves. Em nível, os motoristas seguem da altura do Armazém 8 até a Rodoviária Novo Rio.
O Túnel da Via Expressa permitirá a construção de um boulevard de 44 mil m² entre a Praça Mauá e o Armazém 8, por onde passarão apenas Veículos Leves sobre Trilhos, pedestres e bicicletas.
Interdições de tráfego
Dia 09/03: interdição da pista sentido Centro da Av. Rodrigues Alves, no trecho entre a Rua Rivadavia Correa e a Rua Antônio Lage. O tráfego destinado à Praça Mauá será desviado para a pista oposta, que funcionará em mão dupla. Neste trecho o paralelepípedo, usado como acostamento, será asfaltado, de forma a garantir duas faixas de rolamento por sentido. Adicionalmente, por questões de segurança, será efetuado o fechamento total ao tráfego da Rua Antônio Lage (no trecho entre a Av. Venezuela e a Av. Rodrigues Alves).
Dia 23/03: interdição da Rua Visconde de Itaboraí no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma. O tráfego destinado à Rua Visconde de Inhaúma passa a ser desviado para a Rua Primeiro de Março. Nesta etapa será fechada também a alça de subida da Perimetral a partir da Avenida Presidente Vargas. Neste trecho o fluxo de veículos passa a ser desviado para o Mergulhão da Praça XV.
Para viabilizar as interdições será necessário intensificar a operação de tráfego nas vias do entorno. Serão alocados 90 agentes de trânsito nas duas etapas de operação, que trabalharão para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar os bloqueios e os desvios necessários de forma a minimizar os impactos no trânsito. A operação contará com a participação da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Concessionária Porto Novo. Serão também utilizados 12 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, informando as interdições. O início da operação será às 8h do dia 9 de março e se estenderá até o término das obras, conforme o cronograma específico.
Alterações viárias e desvios
Os veículos que seguem pela Av. Rodrigues Alves serão desviados a partir do cruzamento com a Rua Rivadávia Correa para a pista oposta da respectiva via, que será compartilhada em regime de mão dupla até o entroncamento com a Rua Antônio Lage, onde os veículos retornarão a pista original para acesso à Av. Barão de Tefé.
Os veículos que hoje se utilizam da Rua Visconde de Itaboraí e desejam acessar a Rua Visconde de Inhaúma deverão seguir pela Rua Primeiro de Março.
Os veículos que hoje se utilizam da Rua Visconde de Itaboraí e desejam acessar a Rua Visconde de Inhaúma deverão seguir pela Rua Primeiro de Março.
Aqueles que trafegam pela Av. Presidente Vargas no sentido Aterro do Flamengo e se utilizam da alça de subida da Perimetral deverão seguir pelo Mergulhão da Praça XV até o acesso à Av. General Justo.
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