Quero através deste post, trazer à reflexão uma pergunta: "De quem é a responsabilidade?"
Entra ano, sai ano, entra governo e sai governo, o Rio de Janeiro sofre com as chuvas. 1988, 2011, 2012 (só pra dizer alguns anos que foram marcantes no nosso estado), contabilizaram milhares de mortes, inúmeros prejuízos ambientais e materiais. E o que foi feito? Nada.
Mais uma vez pergunto: "De quem é a responsabilidade?"
Dos governantes? Que não fiscalizam, não reprimem, não trabalham, e não agem conforme a Lei?
Da população? Que joga lixo nas ruas e nos rios, que constrói em áreas proibidas, e que desmata as florestas?
Da "Mãe Natureza", que "promove" o calor em excesso e a chuva torrencial?
Ou, será de São Pedro, que às vezes se "descuida" e "libera" a chuva acima do normal?
É muito mais fácil culparmos aqueles que não podem se defender. É mais fácil botarmos a culpa nos outros do que em nós mesmos. Por isso, os cidadãos colocam a culpa nos governantes. Estes, por sua vez, colocam a culpa na natureza. E ela (a natureza) por sua vez, faz o que sempre fez.
Quando nós, cidadãos, fizermos a nossa parte e cobrarmos do Poder Público as ações que visem a melhoria da qualidade de vida e o solucionamento de antigos e importantes, nossas cidades não sofrerão mais com as chuvas.
Por isso, você, morador, não jogue lixo nas ruas, rios ou bueiros. Lugar de lixo é na lixeira! Não construa casas em locais proibidos (encostas, margens de rios, morros...). Não desmate a floresta. Plante mais árvores. É melhor pra você e para as futuras gerações.
Prefeitos, vereadores, deputados...., cabem a vocês fiscalizar e gerir as cidades. Portanto, façam as obras necessárias, empreguem o dinheiro público no que for de interesse do público, e não do particular e privado. Está com vocês a responsabilidade sobre várias vidas. Use esta responsabilidade que foi outorgada a vocês para o bem do povo.
Que as imagens de caos, desespero, e de uma cidade refém das chuvas, totalmente parada e despreparada para tais situações não venham a se repetir. Afinal, não queremos repetir a frase que todos estamos acostumando a falar: "Se está assim agora, imaginem na Copa?"
|
Trilhos alagados na estação Saens Peña. A circulação do metrô e dos trens foram canceladas, devido à forte chuva. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário