quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novo sistema de trânsito da Zona Portuária tira 360 ônibus das ruas do Centro

Menos 360 ônibus. Esse é o resultado da conta feita pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio. Segundo Osório, com o novo sistema de transportes da Zona Portuária, 360 ônibus vindos da Baixada Fluminense não entraram no Centro do Rio, entre 6h30m e 9h30m de ontem. Isso corresponde a 20% dos coletivos paradores que vêm da região em direção ao Centro do Rio. 
"Nesta semana vamos fazer as contagens para ver o impacto no trânsito deste novo sistema, mas a novidade de hoje são os ônibus provenientes de Niterói que já têm 15% da frota seguindo pelo BRS do Estácio, que iniciou hoje a fase de testes. Já tem empresas de outras linhas querendo aderir ao novo trajeto, que possibilita uma chegada mais rápida ao Centro e oferece ao passageiro chegar mais perto do eixo da Frei Caneca e ruas próximas", afirma o secretário.

Nos próximos dias, será feita uma avaliação das mudanças e, havendo necessidade, a prefeitura oferecerá ônibus de translado durante a próxima semana.

Mesmo com a divulgação desta mudança, alguns moradores foram pegos de surpresa na hora do desembarque. Morador da Baixada e cadeirante, Ataíde da Cunha, de 65 anos, não percebeu a mudança de itinerário e acabou embarcando no ônibus errado: "Só venho ao Centro uma vez por ano e não percebi que o ônibus faria a volta no Into. Para mim, o translado é muito desconfortável por causa da cadeira", lamentou o passageiro, que ouviu do secretário o pedido de desculpas pelo transtorno.

Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes estão acompanhando o desembarque de passageiros no novo terminal, que é ponto final de 20% da frota de ônibus paradores provenientes da Baixada e da Zona Oeste pela Avenida Brasil. Esse novo terminal é uma das medidas adotadas pela prefeitura para minimizar os impactos do fechamento definitivo do Elevado da Perimetral, ainda sem data prevista. De acordo com os técnicos, o movimento maior foi entre 5h e 6h desta terça-feira.

Morador de Belford Roxo, na Baixada, Edmilson do Nascimento, de 20 anos, só percebeu o novo itinerário do ônibus quando desembarcou no Into. "Eu não sabia dessa novidade. Estou achando meio esquisito. Não vi o letreiro e agora vou ter de caminhar até a Avenida Brasil para pegar outro ônibus para ir até a Central", disse, antes de ser avisado sobre o o ônibus disponibilizado pela prefeitura.

Para os "desavisados" a Prefeitura disponibilizará 3 ônibus circulares para fazer o traslado dos passageiros. Hoje, por volta das 9h30m, um dos três ônibus teve que ser recolhido, formando uma pequena fila de passageiros ao lado do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Devido ao grande movimento, o serviço de translado irá até 11h, uma hora além do previsto anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário