terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tribunal de Contas "aperta o cerco" em obras da TransOlímpica

Por: G1

O Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-Rio) cobrou explicações à prefeitura sobre os atrasos nas obras da Transolímpica, corredor expresso que vai ligar Deodoro à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O RJTV mostrou que algumas construções estão totalmente paradas.Em um relatório, o TCM explicou que visitou três viadutos e seis pontes em construção, entre novembro de 2012 e outubro deste ano e chegou à conclusão que algumas obras estão paradas, outras lentas e algumas nem começaram. Esse é o caso de um viaduto de 80 metros em Magalhães Bastos, que deveria ter sido iniciado em janeiro deste ano e, até esta segunda (21), nada havia sido feito.

Outro viaduto de 65 metros, que começou em julho de 2012 e deveria ter sido finalizado até setembro, está com as obras atrasadas. As obras custaram R$ 71 milhões. Algumas, porém, estão totalmente paradas, como é o caso dos viadutos sobre a Avenida Brasil, em Ramos, e sobre a Rua Ipadu, na Taquara.

No relatório, o TCM-Rio identificou impropriedades nas obras da Transolímpica. São elas: desequilíbrio físico-financeiro, atrasos e desapropriações. O órgão pede que nenhum pagamento seja feito até que o equilíbrio seja restabelecido e o cronograma refeito.

O corredor expresso da Transolímpica terá 23 quilômetros de extensão, passando por bairros como Magalhães Bastos, Sulacap, Taquara e Curicica e custará R$ 1,5 bilhão. A estimativa é que 100 mil pessoas sejam beneficiadas.

Segundo a Prefeitura do Rio, diversos empecilhos foram enfrentados durante as obras, como questões ambientais. O órgão afirmou que um novo cronograma está sendo produzido e será entregue em breve. A previsão é de que todas as obras sejam entregues até dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário