quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Surge uma nova Zona Portuária

O novo conceito de mobilidade urbana da Zona Portuária teve seu foi lançado nesta semana, com a inauguração das vias de superfície do Binário do Porto. O conjunto de ruas servirá como opção ao Elevado da Perimetral, que será interditado, em caráter experimental, até às 17h. Feitos os testes, uma nova data será marcada para o início do funcionamento do Binário em caráter permanente.Mais do que apenas um conjunto de vias e túneis, o Binário será responsável, junto com a Via Expressa, ainda em construção, por um modelo que privilegia o transporte público e o pedestre. "Este é um dia marcante para a cidade, que se reencontra com seu Centro, com sua história", afirmou o prefeito Eduardo Paes, ao descerrar a placa da via Binário do Porto, na entrada do túnel da Saúde.

Com 3,5km de extensão no total, um túnel de 1480m, e três faixas por sentido, o Binário segue paralelo à Avenida Rodrigues Alves e será aberto em duas fases. Na primeira, que aconteceu neste domingo, apenas as vias de superfície, que representam 80% do Binário, entram em funcionamento. O túnel do Binário só será entregue no final do primeiro semestre de 2014, completando a via.

Por conta das mudanças, motoristas que acessam o Porto em direção à Zona Sul ou vice-versa terão, a partir desta data, novas rotas para acessar a região. Para minimizar o impacto das mudanças, funcionários da CET-Rio orientarão motoristas e pedestres. "Nosso grande desafio é realizar todas as intervenções necessárias sem parar a cidade. Para isso, é necessário que a população ajude, optando pelo transporte público, como ônibus, trens e metrô", explica Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).

Quem chega pela Avenida Brasil poderá acessar o Centro do Rio através do Viaduto do Gasômetro, seguindo pela alça de descida da Via Binário, Rua Equador, Rua Professor Arlindo Rodrigues, Avenida Oscar Niemeyer – na entrada do túnel da Saúde – Avenida Venezuela até chegar a Avenida Rio Branco.

Quem pretende se deslocar para a Zona Sul via Aterro do Flamengo seguirá o mesmo caminho através das alças do Gasômetro e depois da Avenida Venezuela, seguirá pela Rua Souza e Silva, Avenida, Avenida Rodrigues Alves, nova rampa de acesso ao Elevado da Perimetral e saída para o Aterro do Flamengo.

No sentido contrário, quem vai do Centro para a Avenida Brasil seguirá pela Avenida Rodrigues Alves, rua Silvino Montenegro, Avenida Oscar Niemeyer, rua Professor Arlindo Rodrigues, Via B1, Via C3, alça de subida do Viaduto do Gasômetro até chegar à Avenida Brasil.

Para minimizar os impactos no trânsito, uma série de medidas mitigatórias já está em vigor, como a alteração do itinerário de ônibus, reforço na frota, aumento do número de barcas e pista reversível na Avenida Presidente Vargas pretendem diminuir o fluxo de veículos no Centro.

A inauguração das vias de superfície do Binário é um dos primeiros passos de um processo que vai mudar totalmente a Região Portuária. Com cinco milhões de metros quadrados de área, o Porto passa por um importante processo de revitalização, que vem mudando a paisagem. Novas ruas com calçadas mais largas, iluminação mais econômica com lâmpadas de LED, novas rede de drenagem, água e esgoto, além da construção de museus e a atração de novos negócios fazem parte das mudanças. "O Porto se tornará, no futuro, um lugar muito melhor para a população, com a atração de novas empresas, sem esquecer os cariocas que voltarão a morar no local", afirma Luiz Lobo, diretor de Operações da Cdurp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário