segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Perimetral será fechada nesta semana. Confira o cronograma de interdições no trânsito

Agora é em definitivo! O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou o fechamento total do trecho da Perimetral (entre o Gasômetro e a Praça Mauá) e abertura definitiva da Via Binário do Porto para sábado, 2 de novembro, a partir das 19h. O fechamento ocorrerá para que parte desse trecho seja demolido pelo processo de implosão marcado para o dia 17 de novembro.
Os testes operacionais do novo esquema de trânsito da Região Portuária foram realizados no sábado, dia 19 e na quinta-feira, dia 24. Ambos tiveram avaliações positivas de acordo com a Prefeitura. Ainda estão previstos mais dois testes, nos dias 26 e 27 de outubro. Para isso, a operação contará com a participação de 340 homens por dia (guardas municipais, controladores da CET-Rio e da Concessionária Porto Novo), com 25 veículos operacionais e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar motoristas e pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

Segundo Paes, as medidas que foram adotadas anteriormente para melhorar o trânsito na Região Portuária (como a faixa reversível da Avenida Presidente Vargas e a mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus e o BRS do Estácio) contribuíram para a fluidez do processo de fechamento da Perimetral: "Estamos fazendo todo o esforço necessário para termos uma solução definitiva no acesso ao Centro do Rio. Já tivemos nessa semana uma diminuição nos engarrafamentos. As medidas que tomamos ao longo das últimas duas semanas têm mostrado resultado positivo".

A recomendação geral da Prefeitura é que motoristas e pedestres tenham atenção às mensagens veiculadas nos painéis, à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito, além de buscar rotas alternativas. A sugestão é utilizar os caminhos pelos bairros de Benfica e São Cristóvão, por onde é possível acessar Tijuca, Zona Sul (via Túnel Rebouças) e Centro sem transitar na área mais impactada pelas alterações.
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, pediu à população que priorize o transporte público e a carona solidária: "Na Perimetral, a média é de um passageiro por carro. Então, entendemos que deve existir sim uma mudança de hábitos e essa questão da carona solidária, na nossa visão, é uma medida que pode ter um impacto extremamente positivo. Se conseguirmos elevar essa média a dois passageiros por carro já teremos um impacto positivo na redução desse volume. A carona é muito importante, e mais importante ainda é o transporte público."

Nesta etapa de obras, será entregue a ligação do Viaduto do Gasômetro à Avenida Rio Branco, no percurso que inclui as ruas Equador, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Túnel da Saúde (parte da nova Avenida Oscar Niemeyer), Avenida Venezuela e Avenida Rio Branco. No outro sentido, o acesso à Via Binário do Porto pela Avenida Rodrigues Alves começa na Rua Silvino Montenegro, Avenida Oscar Niemeyer, Túnel da Saúde, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Via B1, Via C3 e alças de acesso ao Viaduto do Gasômetro.

A Via Binário do Porto, paralela à Avenida Rodrigues Alves, tem 3,5 km de extensão, três faixas por sentido paralelas e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao Centro. Em um dos sentidos, fará a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro.

Combinada à Via Expressa, em construção, permitirá o aumento em 27% da capacidade do fluxo de tráfego na Região Portuária, contribuindo para um novo padrão de mobilidade urbana, conforme aponta atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança, de junho deste ano. A Via Binário do Porto desempenhará papel importante no escoamento do tráfego durante o processo de substituição do Elevado da Perimetral.

Confira, abaixo, o cronograma de interdição da Perimetral:

28/10 (segunda-feira): 24h - Início do aumento da oferta de lugares nas barcas Rio-Niterói

30 e 31/10 (quarta e quinta-feira): 6h às 21h: Intensificação da operação nas rotas alternativas via São Cristóvão e Benfica

02/11 (sábado): A partir das 19h - Fechamento definitivo da Perimetral e operação contínua da Via Binário

17/11 (domingo): - Início da implosão da Perimetral

Nenhum comentário:

Postar um comentário