sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Prefeitura anuncia novas interdições no trânsito do Centro do Rio

Por: Cidade Olímpica

Em coletiva realizada ontem, a Prefeitura do Rio anunciou uma série de mudanças viárias na Região Portuária. As medidas fazem parte do plano de mitigação de impactos para o período de inauguração das vias de superfície da Via Binário do Porto e a substituição do Elevado da Perimetral, que será interditado no dia 19 deste mês. Entre as mudanças, está prevista a implantação de uma faixa reversível na Avenida Presidente Vargas, restrição para carga e descarga no Centro e implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Presidente Vargas.No próximo sábado, dia 12, terá início uma campanha de incentivo ao uso de rotas alternativas. Uma outra campanha estimulará a população a utilizar ônibus executivos, em alternativa aos automóveis. Na segunda-feira, dia 14, será implantada uma faixa reversível na pista central da Avenida Presidente Vargas. A faixa funcionará sempre de segunda a sexta, das 6h às 11h e para acessá-la motoristas deverão utilizar a ponte sobre o canal em frente à Prefeitura. A saída será em agulha na altura do número 817 (prédio em que funciona o Detran), logo após a Avenida Passos.

De acordo com o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, as medidas visam diminuir o impacto, mas é inevitável que transtornos aconteçam.

- Nos primeiros dias o impacto sempre é maior. Nosso trabalho é diminui-los o mínimo possível.

Também na próxima segunda, 1.449 vagas de estacionamento rotativo no Centro serão suprimidas, com o objetivo de reduzir o fluxo de carros na região. Para que não haja dúvidas, placas e faixas de sinalização serão instaladas nas ruas.

Para incentivar o uso de transporte público, a integração entre trens e ônibus também será estimulada. Por isso, a Supervia vai acrescentar dois trens, partindo de São Cristóvão para Duque de Caxias, Saracuruna e Japeri, ampliando a capacidade de transporte no horário de pico em 4.800 lugares.

Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Região Portuária (Cdurp), Alberto Silva afirmou, durante a coletiva, que a população deve optar pelo transporte público, diminuindo a circulação de carros na região.

- Este é o início de um novo padrão de mobilidade urbana, focado nas pessoas, com qualificação e integração do transporte público de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário