Enfim, começaram! Alvo de promessas desde 1974, após a inauguração da Ponte Rio-Niterói, as obras de duplicação da Avenida do Contorno começaram na segunda-feira (18). O trecho de 2,2 quilômetros no início da BR-101-Norte é considerado um dos maiores problemas das rodovias fluminenses, principalmente nos fins de semana e em vésperas de feriadões (já que a via é uma das principais saídas em direção à Região dos Lagos).
Com valor de R$ 40 milhões, as obras possuem prazo de dois anos. Por não poder utilizar explosivos (o que causaria a interdição da Avenida do Contorno, por onde passam 90 mil veículos por dia), o corte das rochas será feito a frio.
O custo das obras, inicialmente orçadas em R$ 25 milhões, quase dobrou porque aconteceram atrasos e foram feitas mudanças no projeto original para evitar a desapropriação de parte do Cemitério do Maruí. Com as alterações, o alargamento no trecho final da Contorno vai ocupar uma área do Estaleiro Renave.
As obras tiveram início com o desmonte das rochas. Com as obras, o número de faixas aumentará de duas para três em cada sentido, e mais o acostamento, que poderá ser usado como pista, como ocorre na Ponte em dias de grande movimento.
Para o responsável pela obra, José Alberto Gallo, diretor superintendente da concessionária Autopista Fluminense, a duplicação não afetará o tráfego na rodovia durante o dia (pelo menos, neste ano). À noite, será interditada uma pista junto ao trecho onde há desmonte de rocha para saída dos caminhões. O engenheiro afirma que os maiores transtornos acontecerão no ano que vem, quando serão feitas as obras na área do estaleiro, na pista de descida: "O trabalho de desmonte das rochas é muito complexo porque não podemos usar fogo, ou seja, explosivos. Se conseguirmos abrir um caminho alternativo para entrada e saída dos caminhões, o prazo de execução da obra será reduzido em três meses.", disse Gallo.
Como via alternativa, a Prefeitura de Niterói realizará a duplicação da Rua Benjamin Constant. Prefeitura e Autopista Fluminense já estão com negociações avançadas. "A duplicação da Avenida do Contorno é importante para aliviar o difícil trânsito de Niterói" diz Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
Outros trechos da BR 101 estão com projetos e estudos para duplicação. É o caso dos trechos Niterói-Manilha da BR-101 (Barreto até Manilha), com total de 28 quilômetros, e a remodelação dos trevos de Manilha e de Varandinha, em Itaboraí. Todos estes trechos são pontos de retenção do tráfego da BR-101. Com o início das operações do Comperj, há previsão de um grande aumento do fluxo de veículos na rodovia.
Estas obras afetam, também, quem mora longe de São Gonçalo ou Niterói. O Vice-presidente da Federação dos Conventions Bureau do Estado do Rio, Radamés Muniz, que também é hoteleiro em Cabo Frio, defende a aceleração das obras de duplicação por causa do grande movimento de turistas que a Região dos Lagos vai receber durante a Copa do Mundo de 2014. Ele lamenta que a obra não esteja pronta antes da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, que acontecem em 2013:
"Os turistas que vêm para estes eventos vão procurar as cidades próximas para turismo. Além disso, a Região dos Lagos receberá delegações por via áerea, mas toda a logística é feita pelas rodovias. Nos intervalos das competições, os turistas vão procurar os destinos turísticos mais próximos e por isso precisamos de boas estradas" apelou Muniz.
No dia 27 de outubro de 2012, o blog Rio: Cidade Olímpica publicou uma matéria sobre essa obra. Acesse e entenda um pouco mais sobre a duplicação da Avenida do Contorno.
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