Por: CidadeOlímpica.com
Com duas pontes estaiadas, 13 bairros interligados e integração com trem, metrô e BRT, a TransCarioca, um dos mais importantes corredores expressos em construção na cidade, acelera o ritmo das obras que serão entregues até o fim deste ano. Antes mesmo da inauguração dos 39 quilômetros de Ligeirão, que vai trafegar entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma série de melhorias já são usufruídas pela população, como em Campinho, com o novo mergulhão, e em Madureira, que teve um viaduto duplicado. Depois de entrar em operação, a TransCarioca vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas diretamente, que vão economizar em torno de 60% do tempo atualmente gasto no trajeto.
– É a nossa principal obra de BRT porque será o primeiro sistema de transporte de massa transversal da cidade. E é também o mais importante, pois permitirá a integração com os sistemas de metrô, trens e com outro BRT já em funcionamento, que é o da TransOeste – explica Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.
A obra será concluída até o fim deste ano e o sistema entrará em operação no início do ano que vem. Atualmente, trechos das avenidas Ayrton Senna, Abelardo Bueno, Pedro Corrêa e Estrada dos Bandeirantes já estão em fase de acabamento. As vias foram alargadas para a passagem do BRT, receberam uma nova pista e mais uma camada de asfalto. Em março é a vez da inauguração do viaduto João XXIII, na Penha, que está sendo duplicado – uma das melhorias provocadas no trajeto do Ligeirão, como aconteceu em Madureira, Campinho e outras regiões. A via expressa vai cruzar os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
Moradora há 40 anos de uma casa na Avenida Brás de Pina, na Penha, Oscalina Santana da Silva, 73 anos, comemora o fato de não precisar mais pegar dois ônibus para ir ao médico.
– Em 40 anos nunca vi tanta mudança. Tem uma Clínica da Família perto e agora o BRT na porta. Para ir a laboratórios e ao médico no Centro, tenho de pegar dois ônibus. Como já não posso andar muito, fica difícil pra mim. Então o BRT vai ser a melhor coisa. É muito tempo de viagem, e com esse calor, ninguém aguenta – conta Oscalina.
Além dos benefícios, também estão previstos novos marcos. Na Avenida Ayrton Senna, próximo à Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, os mastros da ponte estaiada já estão concluídos. As pistas por onde passarão os carros e o Ligeirão têm de ser concretadas no mesmo ritmo, motivo pelo qual esta deve ser o último trecho da TransCarioca a ser inaugurado. Já os pilares da ponte estaiada da Ilha do Governador estão em fase de conclusão, e uma das pistas que dá acesso à Avenida Rio de Janeiro já foi inaugurada. Haverá duas estações de desembarque, em cada um dos terminais do aeroporto, no espaço onde hoje funciona o estacionamento. Ao todo, serão 45 estações e sete pontos de integração com diferentes modais.
Veja, abaixo, o vídeo explicativo sobre a Transcarioca:
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