Hoje começa mais uma etapa das obras da Linha 4 do Metrô, que ligará os bairros de Ipanema à Barra da Tijuca. As estações do metrô do Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema, ambas na Zona Sul do Rio, serão fechadas. A Estação General Osório ficará interditada por dez meses a partir de 23 de fevereiro. Já a Estação Cantagalo será fechada por 15 dias.
Segundo informações do Governo do Estado, as interdições são necessárias para dar continuidade às obras da linha 4 e a ampliação das estações de integração. "Nós vamos ter que interligar trilhos ali e integrar sistemas, além de escavar um túnel onde passa a Linha 1 entre Cantagalo e General Osório. Então não é possível a interligação sem o fechamento das estações por este prazo", afirmou Régis Fichtner, secretário estadual da Casa Civil.
Com isso, a estação Cantagalo ficará integrada à Linha 4 e à Linha 1. A Linha 2 poderá prosseguir sem baldeação para General Osório. A escavação começará com um túnel da General Osório até a Gávea.
Desde o dia 25/01, um canteiro de obras foi montado no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Gávea. De lá, serão escavados túneis do Metrô. A estação Gávea - que será construída em dois níveis e ficará sob um terreno do Governo do estado onde funciona parte do estacionamento da PUC - terá as obras iniciadas no segundo semestre de 2013, conforme informou a assessoria de imprensa da Linha 4 do Metrô. Os acessos à estação serão a Rua Padre Leonel Franca (em frente à PUC), e a Rua Marquês de São Vicente. Durante as obras na Gávea, nenhuma alteração no trânsito será realizada. Os acessos à PUC e ao estacionamento da universidade serão preservados e não haverá fechamento de ruas na Gávea.
Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil por dia
De acordo com estudos do Governo do Estado do Rio, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro transportará a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia. Isso representa a retirada de 2 mil veículos por hora/pico das ruas. Com a conclusão da linha 4, o carioca terá uma novidade: o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa, aproveitando as estações de transbordo e integração. Todo o trajeto (Jardim Oceânico - Uruguai/Tijuca) será feito em 50 minutos.
Com a linha 4, seis estações serão inauguradas: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico, em 14 quilômetros de extensão. A estimativa é que a nova linha entre em operação no 1º semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário