quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura do Rio colocará nova sinalização na cidade

A Prefeitura do Rio instalará, nos próximos meses, 500 placas e mapas de sinalização em diversos pontos do Rio. A ideia é que o novo modelo seja semelhante aos de Londres e Nova York. Os recursos, no valor de R$ 15 milhões, são fruto de uma parceria com o Ministério do Turismo e pelo edital, que acaba de ser lançado, a licitação vai ocorrer no dia 26 de setembro. A empresa vencedora terá 11 meses para implantar o projeto em toda a cidade.A ideia é ter quatro modelos de sinalização: dois deles contém mapas que, segundo a prefeitura, vão funcionar com a frase padrão “você está aqui”, apontando as atrações turísticas mais próximas. Todas serão bilingues (português e inglês) e o uso de pictogramas será obrigatório.

Os atrativos turísticos terão destaque na sinalização, como monumentos naturais e culturais, sítios históricos, museus, parques, bibliotecas, igrejas, shoppings, e alguns ícones cariocas como a Rua do Lavradio, a Dias Ferreira, a Confeitaria Colombo, a Estudantina, a Cobal e a Fundição Progresso. Como a Copa de 2014 está próxima, a proposta é começar pelo entorno do Maracanã. Na lista completa, aliás, todas as estações do metrô da Zona Sul e do Centro, além das estações do BRT, terão sinalização específica.

Questionada por turistas e cariocas, por ter placas escondidas, de cores e formas completamente distintas e com informações somente em português, a sinalização turística entrará em uma nova fase. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hoteis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, a má sinalização é a terceira maior queixa de turistas que vem ao Rio: "A cidade é carente de placas turísticas, mas tão grave quanto a ausência delas é falta padronização. Em cidades como Londres e Paris a indicação para o metrô, por exemplo, é igual em todos os lugares. Aqui elas não obedecem cores, locais nem tamanho"

A sinalização adotada na Jornada Mundial da Juventude foi considerada como boa ou ótima por mais de 70% dos turistas entrevistados. A partir dela que a Prefeitura estabelecerá metas e diretrizes para o novo modelo a ser adotado.

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