quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Túnel do Binário é aberto no Centro do Rio

A prefeitura do Rio realizou nesta segunda-feira, 5, a abertura do primeiro trecho do Túnel do Binário, entre a rua Primeiro de Março e a Praça Mauá, no Centro da cidade. A implosão fez parte da contagem regressiva de três anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016. O túnel terá 1.480 metros e vai conectar a rua Primeiro de Março à rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. A previsão é que ele fique pronto em junho de 2014. O trecho aberto tem 440 metros e vai permitir mais agilidade nas obras. Para o prefeito, apesar de o trecho ainda não estar em operação, já há o que se comemorar.- Estamos hoje a três anos dos Jogos Olímpicos e representa um resgate do Centro da Cidade, disse o prefeito.

A Via Binário do Porto está sendo construída paralelamente à avenida Rodrigues Alves e tem 3,5 Km de extensão. São três faixas por sentido e diversas saídas para acessos ao Centro da cidade. Um dos sentidos liga a Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. O outro vai da Rua Primeiro de Março às alças do Viaduto do Gasômetro, que estão em construção.

A Via Binário do Porto e a Via Expressa (modernização da Avenida Rodrigues Alves com a implantação de um outro túnel) vão substituir o Elevado da Perimetral e devem aumentar em 27% a capacidade de fluxo de veículos na Região Portuária. O prefeito lembrou que o início da derrubada do Elevado da Perimetral será ainda no segundo semestre deste ano.

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Gomes Silva, a abertura do túnel irá agilizar ainda mais a obra.

- Simbolicamente, a abertura do Túnel do Binário mostra que estamos com o cronograma em dia. Além disso, vai dar mais velocidade a obra e melhores condições de trabalho aos funcionários, declarou o diretor-presidente da CDURP.

O prefeito Eduardo Paes também ressaltou que o túnel aberto nesta segunda-feira é muito importante para a cidade, mas declarou que a prioridade da prefeitura é dotar o Centro do Rio do Veículo Leve sobre Trilhos.

Mas a região não será revitalizada apenas por causa do trânsito e de prédios comerciais. O prefeito informou que deve mandar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que dê incentivos fiscais a projetos residenciais na área do Porto Novo.

- Uma cidade sem Centro é uma cidade sem alma. Quero que de 40 a 45% dos novos prédios da região portuária sejam residenciais. Quero as pessoas morando aqui, afirmou Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário