quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Comitês olímpico e paralímpico serão isentos de impostos e taxas


Por: Subsecretaria de Comunicação da ALERJ

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (26/02), em discussão única, o projeto de lei 1.906/12, do Poder Executivo, com isenções de impostos e taxas ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e outros órgãos ligados aos jogos a serem realizados na cidade em 2016. “Com esta lei, o Estado estimula ainda mais investimentos na cidade, sobretudo na isenção da Contribuição de Melhoria”, afirma o líder do Governo na Casa, deputado André Corrêa (PSD), citando um dos tributos dos quais as organizações estarão isentas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Preparação carioca para as Olimpíadas é aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional


Por: Cidade Olímpica
– Saímos daqui muito satisfeitos com o que vimos nas obras e ouvimos nas ruas sobre o engajamento do país com os Jogos Olímpicos 2016, tanto no que diz respeito às autoridades como entre os cariocas.
Assim a presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, encerrou a quarta inspeção das obras de preparação do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Foram três dias de reuniões e visitas às instalações olímpicas, sejam elas em construção ou em reforma, onde foi observado um “sólido progresso” desde a última visita, em junho do ano passado. Isso inclui, além dos palcos das competições, as vilas de mídia, o plano de expansão da rede hoteleira e o recrutamento de pessoal pelo comitê organizador.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo do Rio publica decreto que permite a licitação do Maracanã


Mais um passo foi dado no processo de licitação do Complexo Esportivo do Maracanã. Saiu ontem, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o decreto (inicialmente previsto para janeiro) com a divulgação do edital de licitação para conceder o Maracanã à iniciativa privada. Com isso, fica estipulado o dia 11 de abril como a data-limite para a escolha da empresa que vai gerir o estádio.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nova sede do Banco Central trará mudanças significativas para a Zona portuária do Rio

Uma das instituições mais respeitadas do Brasil está de mudança para a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Com obras desde o início de 2011 e contando com 40% do prédio construído, o Banco Central do Brasil está construindo sua "casa nova" na Avenida Rodrigues Alves, ao lado da Cidade do Samba.  Com investimento de R$ 72,7 milhões em uma área de 30 mil metros quadrados, ao final da obra, pelo menos 800 funcionários devem ser transferidos do antigo prédio (na Avenida Rio Branco) para o novo endereço na  Gamboa. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Estação General Osório será fechada, hoje, para obras da linha 4


Hoje começa mais uma etapa das obras da Linha 4 do Metrô, que ligará os bairros de Ipanema à Barra da Tijuca. As estações do metrô do Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema, ambas na Zona Sul do Rio, serão fechadas. A Estação General Osório ficará interditada por dez meses a partir de 23 de fevereiro. Já a Estação Cantagalo será fechada por 15 dias. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Esgoto da Barra da Tijuca será completamente tratado até 2016

Por: Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro


A Cedae alcançou um importante passo para atingir a meta de ter 100% de esgoto tratado na Barra da Tijuca até 2016. O presidente da companhia, Wagner Victer, assinou, nesta quarta-feira (20/2), o contrato da obra de esgotamento sanitário que fará a despoluição do complexo lagunar da região. As intervenções, que fazem parte do compromisso para os Jogos Olímpicos, começam em 30 dias e devem terminar até o primeiro semestre de 2016.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Brasil recebe 2 aviões para patrulhamento de fronteiras durante a Copa e Olimpíadas

Por: G1


A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dois novos aviões não tripulados, que ficaram conhecidos no mundo inteiro como "drones", que serão usados para monitorar as fronteiras e prevenir incidentes durante os grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Enfim, começam as obras da Avenida do Contorno


Enfim, começaram! Alvo de promessas desde 1974, após a inauguração da Ponte Rio-Niterói, as obras de duplicação da Avenida do Contorno começaram na segunda-feira (18). O trecho de 2,2 quilômetros no início da BR-101-Norte é considerado um dos maiores problemas das rodovias fluminenses, principalmente nos fins de semana e em vésperas de feriadões (já que a via é uma das principais saídas em direção à Região dos Lagos). 
Com valor de R$ 40 milhões, as obras possuem prazo de dois anos. Por não poder utilizar explosivos (o que causaria a interdição da Avenida do Contorno, por onde passam 90 mil veículos por dia), o corte das rochas será feito a frio.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lona de cobertura e cadeiras começam a ser instaladas no Maracanã


Uma das principais etapas da reforma do Maracanã teve início na manhã desta segunda feira. Ontem, alpinistas profissionais começaram a içar a lona de cobertura do Estádio do Maracanã. Junto com a lona, algumas cadeiras já estão sendo instaladas, dando novas formas e contornos às arquibancadas.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Confira as mudanças que serão feitas na Zona Portuária do Rio

Por: Porto Maravilha


O Brasil vem apresentando um crescimento consistente nos últimos anos. O Rio de Janeiro dá claros sinais de uma nova dinâmica econômica, impulsionada pelos grandes eventos que vão ocorrer na cidade nos próximos anos. A Operação Urbana Porto Maravilha está preparando a Região Portuária, há muitos anos relegada a segundo plano, para integrar este processo de desenvolvimento.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Perimetral com os dias contados


Objeto de "chacotas" e desprezo durante vários anos, sendo até chamado de “estraga-paisagem” e “aberração” – entre outros adjetivos menos lisonjeiros –, a Perimetral teve, enfim, a primeira viga de aço retirada da Zona Portuária. A peça fazia parte da alça de descida para a Avenida Rodrigues Alves e ficava em frente ao Moinho Fluminense,  A operação começou na madrugada de segunda para terça-feira, a fim de causar o menor impacto possível no trânsito.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FIFA aumenta lote de ingressos mais baratos para a Copa das Confederações


Por: O Globo

Começou ontem, às 21h de Brasília, e irá até 7 de abril, a segunda fase da venda de ingressos para a Copa das Confederações-2013. A Fifa vai oferecer mais 140 mil bilhetes da categoria 4, a mais barata, exclusivamente para residentes no Brasil, entre os 291.200 tíquetes disponíveis em todas as quatro faixas de preços no site oficial da entidade www.fifa.com.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Reunião decidirá sobre a greve no Maracanã


Por: G1
O carnaval chegou ao fim, e as negociações entre Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sintraicp) e Consórcio do Maracanã serão retomadas. Na tarde da próxima sexta-feira, eles se reunirão na sede do Sindicato Patronal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, para discutir o reajuste salarial dos operários que trabalham nas obras do estádio.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aviso: Recesso de Carnaval

Caros leitores:

Durante o carnaval, o blog Rio: Cidade Olímpica ficará de recesso. Isso não significa que não haverá matérias. Caso aconteça algum fato relevante e que mereça ser divulgado ou noticiado, nossa equipe de plantão fará todos os esforços para que você, leitor, possa ficar informado da melhor forma e também o mais rapidamente possível.

Voltaremos com nossas postagens regulares na 5ª feira, dia 14/02. O recesso vigorará do domingo, dia 10/02 até a 4ª feira de cinzas, dia 13/02.

Desejamos a todos vocês, leitores, um bom carnaval. Descansem, façam viagens, curtam praias, blocos de carnaval, desfiles, etc. Mas, tudo com muita responsabilidade, paz e tranquilidade.

Até a próxima!


Projeto do Maracanã vence concurso europeu de arquitetura

Por: G1


O retrofit do estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, faturou o primeiro prêmio da edição 2013 do Mipim AR Future Project Awards, um dos mais prestigiados concursos de arquitetura do mundo.
O prêmio é concedido anualmente pela revista de arquitetura inglesa The Architectural Review, que aponta os melhores projetos em categorias como arranha-céus, sustentabilidade, edifícios comerciais e desenho urbano, entre outras.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fique de olho nas alterações no trânsito do Rio, a partir de hoje.

Confira, no mapa, as alterações que começam a valer hoje, no trânsito do Centro do Rio. Prefeitura e CET-Rio pedem que os cariocas deem preferência aos ônibus, trens, metrô e barcas. Ao todo, 620 vagas de estacionamento serão proibidas nas vias próximas ao Sambódromo e no entorno das vias por onde passarão alguns blocos. 



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Confira as alterações no trânsito do Rio por conta do Carnaval


Atenção motoristas! Amanhã começam as alterações no trânsito do Rio de Janeiro. As mudanças ocorrem devido aos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca. O fechamento de ruas no Centro e no entorno do Sambódromo será antecipado, já que as escolas da Série A começam a desfilar, na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira (8).Confira, abaixo, as alterações:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Primeira viga da Perimetral é retirada


Por: R7.com

Foi retirada durante a madrugada desta terça-feira (5) a primeira  viga do elevado da Perimetral, na zona portuária do Rio de Janeiro. A estrutura será demolida a partir de julho deste ano. O trabalho deve terminar até 2016.
Para a operação, a avenida Rodrigues Alves foi interditada às 23h, desde a avenida Professor Pereira Reis até a avenida Barão de Tefé, em direção ao centro. No sentido rodoviária, os motoristas poderam transitar normalmente.
A estrutura de aço, que ficava em frente à rua Antonio Lage, tinha 40 m, 22 toneladas e é a primeira das 1.008 peças do elevado que serão retiradas com o andamento do processo.
A remoção da estrutura faz parte do projeto de demolição do elevado, que será substituído por duas rampas, chamadas Binário do Porto e Expressa, como parte da revitalização da zona portuária. O projeto foi orçado em R$ 7,6 bilhões. A obra, realizada pela Concessionária Porto Novo, deve terminar no primeiro semestre de 2016.
As 18 vigas que sustentam a rampa serão cortadas e guardadas para reutilização. Os 550 m³ de concreto serão reaproveitados no recapeamento das vias da região.
Com três pistas em cada sentido e 3,5 km de extensão, a Via Binário do Porto fará a distribuição interna do tráfego nos bairros da região. Paralela, a avenida Rodrigues Alves vai virar via expressa e ganhará mais uma faixa em cada sentido.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Últimos retoques para a inauguração do Maracanã

Operários realizam os últimos retoques no entorno do "Templo do Futebol"

Já está quase tudo pronto para que o Maraca possa ser utilizado novamente! O palco da grande final da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 – além, claro, das principais partidas dos Jogos Olímpicos de 2016 – , o novo Maracanã está sendo preparado juntamente com seu entorno. Um grande "tapete vermelho” está sendo montado para os convidados das noites e tardes de gala.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Transcarioca começa a se tornar realidade.


Por: CidadeOlímpica.com

Com duas pontes estaiadas, 13 bairros interligados e integração com trem, metrô e BRT, a TransCarioca, um dos mais importantes corredores expressos em construção na cidade, acelera o ritmo das obras que serão entregues até o fim deste ano. Antes mesmo da inauguração dos 39 quilômetros de Ligeirão, que vai trafegar entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma série de melhorias já são usufruídas pela população, como em Campinho, com o novo mergulhão, e em Madureira, que teve um viaduto duplicado. Depois de entrar em operação, a TransCarioca vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas diretamente, que vão economizar em torno de 60% do tempo atualmente gasto no trajeto.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Velódromo da Barra é fechado e deixa atletas sem local para treinos


Por: O Globo

Velódromo da Barra. Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo
O fim do velódromo da Barra deixou centenas de atletas do ciclismo de pista, da patinação de velocidade e da ginástica artística sem um espaço adequado para treinar. Ontem, 15 ciclistas profissionais tiveram que desocupar o local. A escolinha da modalidade, que atendia 105 alunos de 12 a 15 anos, também encerrou as atividades. Uniformes, capacetes e outros equipamentos, incluindo bicicletas, foram retirados do espaço e enviados para um galpão alugado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
A ginástica artística, por sua vez, terá de encerrar os treinos no próximo dia 8, pois a estrutura também abrigava o Centro de Treinamento (CT) da modalidade, parte do Centro de Treinamento do Time Brasil, criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para preparar atletas aos Jogos de 2016.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Seja bem vindo, Fevereiro!

Pois bem, terminamos o primeiro mês de 2013. Janeiro se foi e com ele, batemos mais um recorde: só neste mês, tivemos 1507 visualizações. 172 visualizações a mais do que em dezembro. Hoje, estamos com quase 5600 visitas. Tudo isso mostra que o nosso blog está sendo aceito por internautas de todo o mundo.
Nossa meta é levar pra você as melhores informações relacionadas com o Rio de Janeiro. Procuramos sempre buscar as notícias mais relevantes e importantes para a cidade e a sociedade.
Sabemos que, seja você carioca (ou não), brasileiro (ou não) ou apaixonado pelo Brasil e pela Cidade Maravilhosa, que esteja aqui ou em qualquer outra parte do mundo, deseja saber o que está acontecendo no Rio (infraestrutura, economia, transportes, educação, etc.)
Ainda teremos muitas coisas pra falar e escrever. Muitos debates para fazer, até porque, até 2016, todos os olhos estarão voltados pra cá: Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações (agora em 2013), Copa do Mundo (em 2014) e Jogos Olímpicos e Paralímpicos (em 2016).
Como já fiz em vários outros posts, segue nosso agradecimento. Muito obrigado por nos prestigiar, conferir, compartilhar, comentar, enfim... Muito obrigado por estar mais um mês ao nosso lado.
Continue conosco e não se arrependerá!

Ah, antes que me esqueça: Seja bem vindo, Fevereiro!

Conheça o sistema BRT

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre BRT no Rio de Janeiro. Porém, você, leitor, sabe como funciona um BRT? Sabe qual o conceito adotado nas construções? Seus objetivos? Para que serve um BRT?
A ideia do BRT foi bem aceita pela população e por prefeitos de outras cidades. No Rio, o BRT tem "trabalhado" com uma capacidade acima da esperada. Na primeira etapa, ele estava transportando até 90 mil pessoas/mês. Com a inauguração do trecho até Campo Grande, a meta é transportar até 200 mil passageiros por mês. O sucesso é tamanho que o Governo do Estado estuda a implantação de BRTs na Transbaixada, via que cortará a Baixada Fluminense e na Transoceânica, ligando a Região Oceânica de Niterói ao Centro da cidade.