Desde 2011, cerca de dois mil policiais, entre militares e civis, realizaram capacitações com foco nos grandes eventos. Dos 18 treinamentos oferecidos em Segurança Pública, 16 receberam o suporte de países como a Alemanha, a Espanha e os Estados Unidos nos últimos três anos.
O intercâmbio estabelecido pelo Governo do Estado com outros países enriquece a vivência profissional dos policiais que tiveram a oportunidade de realizar cursos sobre gerenciamento tático em segurança, prevenção de ataques a áreas vulneráveis, controle de massa, antibombas e risco, sistema de comando de incidentes avançado, entre outros temas. Em dezembro de 2013, agentes do FBI (Federal Bureau of Investigation) ministraram o curso Investigação de Assuntos Internos – FBI. A organização realizou ainda as capacitações Entrevista e Interrogatório, Investigação de Crime Organizado, de Homicídios e Criminal.
- Nossa meta é seguir realizando capacitações que envolvam policiais civis e militares de diferentes postos, especialmente as que se referem aos cursos de formação inicial, e, como é o caso da parceria com o FBI, cursos de formação continuada. Parte das ações se intensificará nos meses que precedem a Copa do Mundo, mas a ideia é que tais cooperações se tornem permanentes - explicou a superintendente de Educação da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança, Luciane Patrício.
Para a superintendente, apesar de o principal resultado de ações desta natureza ser melhorar a qualificação do profissional, há resultados indiretos.
- É o caso do compartilhamento de experiências, da transferência de tecnologia e da integração dos alunos, que fazem parte de diferentes instituições e unidades policiais - disse Luciane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário