Chegamos à nossa 4ª reportagem da série "O Transporte nosso de cada dia" e hoje, republicaremos uma matéria do Jornal O Globo. Segue abaixo:
Apesar da promessa do vice-governador Luiz Fernando Pezão de deixar pronto o projeto da futura ampliação do metrô até o Terminal Alvorada, o secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, garantiu que o corredor viário do BRT seguirá nos planos da prefeitura. A intenção de ampliar o metrô não só até o Alvorada, mas também até o Recreio, foi manifestada por Pezão a cerca de 300 pessoas reunidas dia 9 passado na Câmara Comunitária da Barra.— Não tenho nenhuma dúvida de que o BRT será construído. Esses sistemas (BRT e metrô) são complementares, têm funções distintas. O BRT vai reorganizar o sistema de ônibus e retirar 400 ônibus, fora os intermunicipais, de circulação. Além disso, leva tempo para o projeto do metrô acontecer — afirmou o secretário, também presente à reunião.
O anúncio da permanência do projeto do corredor viário ofuscou a alegria dos moradores com a expansão do metrô.
— Vamos continuar brigando. Vamos até o MP. Não tem cabimento, ainda mais agora, com o comprometimento do Pezão de entregar o projeto executivo da obra até o fim do governo, e a declaração de que o metrô pode chegar até o Recreio em 2020, 2021. Não tem sentido fazer esse projeto de estação do BRT no Jardim Oceânico — reclamou Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra, organizador da manifestação que colocou 300 cartazes na Avenida das Américas contra o BRT.
No encontro do dia 9, a entidade entregou uma lista de reivindicações a Pezão e Pedro Paulo. Entre os pedidos, os moradores pedem a construção de dois mergulhões na Américas, um no Km 1 e outro perto do BarraShopping; as conclusões das avenidas Via Park e Dulcídio Cardoso; e a construção de uma ponte na Avenida Felicíssimo Cardoso. Por fim, o documento pede a conclusão do estudo sobre o transporte hidroviário nas lagoas e a redefinição das linhas intermunicipais, para deixarem de circular pela Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e o Downtown.
— O reestudo dos ônibus está em andamento. A questão dos mergulhões vamos estudar — disse o secretário, que não quis prometer a abertura da Via Park e da Dulcídio. — Alista deles tinha pelo menos 20 itens há seis anos, e hoje a gente já liquidou quase todos. Estamos fazendo obras que eles nem imaginaram.
O anúncio da permanência do projeto do corredor viário ofuscou a alegria dos moradores com a expansão do metrô.
— Vamos continuar brigando. Vamos até o MP. Não tem cabimento, ainda mais agora, com o comprometimento do Pezão de entregar o projeto executivo da obra até o fim do governo, e a declaração de que o metrô pode chegar até o Recreio em 2020, 2021. Não tem sentido fazer esse projeto de estação do BRT no Jardim Oceânico — reclamou Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra, organizador da manifestação que colocou 300 cartazes na Avenida das Américas contra o BRT.
No encontro do dia 9, a entidade entregou uma lista de reivindicações a Pezão e Pedro Paulo. Entre os pedidos, os moradores pedem a construção de dois mergulhões na Américas, um no Km 1 e outro perto do BarraShopping; as conclusões das avenidas Via Park e Dulcídio Cardoso; e a construção de uma ponte na Avenida Felicíssimo Cardoso. Por fim, o documento pede a conclusão do estudo sobre o transporte hidroviário nas lagoas e a redefinição das linhas intermunicipais, para deixarem de circular pela Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e o Downtown.
— O reestudo dos ônibus está em andamento. A questão dos mergulhões vamos estudar — disse o secretário, que não quis prometer a abertura da Via Park e da Dulcídio. — Alista deles tinha pelo menos 20 itens há seis anos, e hoje a gente já liquidou quase todos. Estamos fazendo obras que eles nem imaginaram.
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