terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Novo conceito em mobilidade urbana para o Porto do Rio

Por: Cidade Olímpica

Em 2016, quando o processo de revitalização da Região Portuária estiver concluído, o carioca e aqueles que escolheram a cidade como lar vão ganhar muito mais do que novas ruas e uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara. Vão ganhar também um novo conceito de Centro da cidade, no qual o Porto está inserido. Neste contexto, duas obras são de vital importância para a absorção do fluxo de veículos, bem como a integração com outros modais: as vias Expressa e Binária, esta última, parcialmente inaugurada.

O Binário do Porto será o responsável pela distribuição interna do tráfego da região, com sinais e cruzamentos, além de três pistas por sentido. A parte de superfície já está em pleno funcionamento e a previsão é de que o túnel de 1480 metros seja inaugurado no final do primeiro semestre de 2014.

Substituta da Perimetral, a via Expressa vai ligar o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói, ao longo de 5050 metros, incluindo o Mergulhão da Praça XV. Para que a avenida Rodrigues Alves, no trecho entre a Praça Mauá e o Armazém 8, se transforme em um grande passeio público, a maior parte da Expressa será construída em túnel, cujos trabalhos avançam no subsolo. Atualmente, cerca de 1000 metros já foram escavados.

Para que as obras do túnel da Expressa avancem, faz-se necessário que o trecho restante da Perimetral, que ainda não foi retirado, seja removido.

- Mais do que as duas vias para fluxo de veículos, o novo conceito de mobilidade urbana na região passa pela integração entre modais como trens, ônibus e metrô, além do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – explica Luiz Lobo, diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto (Cdurp). – A partir de 2016, o carioca terá uma região Portuária resgatada, cultural e historicamente, privilegiando o pedestre e o transporte de massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário