Por: Cidade Olímpica
Para permitir o avanço das obras do túnel da Via Expressa, o elevado da Perimetral será interditado no próximo dia 25 de janeiro, a partir das 22h, entre a avenida General Justo e a Praça Mauá. A medida é a primeira de uma série de mudanças na configuração viária do Centro do Rio, que prevê ainda o fechamento da Avenida Rio Branco para carros e a interdição do Mergulhão da Praça XV.
- As modificações são muitas e, mais uma vez, pedimos à população para que volte a ajustar sua rotina e dê preferência ao transporte público. As mudanças apresentadas hoje foram definidas para que possamos evitar uma situação de caos enquanto a região central do Rio passa pelas obras de revitalização – explicou o prefeito Eduardo Paes durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações Rio (COR) na manhã desta sexta, 17 de janeiro.
A partir do próximo dia 26 de janeiro, os 1689 metros restantes da Perimetral (entre a rua Visconde de Inhaúma e o III COMAR, na altura da Praça XV) serão retirados. Esta nova etapa vai permitir o avanço dos trabalhos no túnel da Via Expressa, que futuramente substituirá o elevado.
Diferente do que aconteceu na derrubada do primeiro trecho do elevado, em novembro de 2013, desta vez não haverá implosão. A técnica utilizada para a retirada será de demolição e desmonte das vigas metálicas, já que neste trecho a Perimetral está mais próxima de inúmeros prédios, que vêm passando por uma série de vistorias cautelares e instalação de instrumentos de medição.
Os trabalhos serão realizados em cinco frentes de obras: avenida Presidente Vargas, Bolsa de Valores, Praça XV (altura do restaurante Albamar) e na rampa do elevado da Perimetral na avenida General Justo. As etapas preveem, primeiramente, a retirada de asfalto e concreto do elevado e, posteriormente a demolição do concreto e a desconexão das vigas com o auxílio de guindastes mecânicos.
MUDANÇAS VIÁRIAS COMEÇAM NO DIA 24
As alterações no trânsito do Centro começam no dia 24, com proibição de estacionamento em diversas ruas da região e a consequente redução de 1000 vagas. No dia 26 de janeiro, seis ruas do Centro terão seus sentidos invertidos, a saber:
- rua Uruguaiana, entre a rua Acre e a rua Buenos Aires;
- avenida República do Paraguai terá duas pistas no sentido Lapa;
- rua Teixeira de Freitas, no trecho compreendido entre avenida República do Paraguai e avenida Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar;
- rua do Passeio, entre as ruas Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas;
- rua Mestre Valentim, trecho compreendido entre rua Teixeira de Freitas e rua Luiz de Vasconcelos;
- avenida Marechal Floriano, trabalhará em regime de mão dupla em toda a sua extensão
Motoristas que trafegam por estas vias terão como alternativa a abertura de três faixas na rua Teixeira de Freitas, no trecho entre a avenida República do Paraguai e rua do Passeio, junto à calçada da Escola de Música e que fluirão no sentido avenida Mem de Sá e rua do Lavradio.
A partir do dia 1º de fevereiro a avenida Rio Branco, no trecho entre a avenida Presidente Vargas e a Praça Mauá terá sentido único em direção à Praça Mauá.
No dia 08 de fevereiro a avenida Rio Branco passará a operar em regime de mão dupla. Entre a Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, a faixa central da via será destinada à circulação de táxis no sentido Cinelândia que não terão ponto para embarque e desembarque. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas no sentido contrário (Cinelândia).
Apesar das mudanças, Paes acredita que o impacto no trânsito será menor que o provocado na primeira fase de demolição do elevado, em novembro de 2013.
- O que estamos mexendo agora não é mais a chegada e saída do Centro do Rio, por isso o impacto será menor – avaliou o prefeito.
Como alternativa às mudanças na avenida Rio Branco, para os veículos de passeio vindos da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória, o último acesso é pela Av. Passos.
O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha.
Para acessar a Rua Dom Gerardo, a partir do Binário, será feito pelas ruas Acre e Marechal Floriano e pela Avenida Rio Branco. Já quem vai em direção à rua do Passeio, terá que entrar pela República do Paraguai, Mestre Valentim e Luiz de Vasconcelos. E os veículos que acessam a Avenida República do Paraguai vindos da Lapa deverão seguir pela Avenida Mem de Sá.
MUDANÇAS NA CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS
Para minimizar o impacto com a mudança na circulação dos ônibus, serão criados dois novos terminais no Centro a partir do dia 1º de fevereiro. O primeiro passa a funcionar na avenida General Justo, no trecho entre o Museu Histórico Nacional e a Praça Senador Salgado Filho, por onde vão circular linhas municipais urbanas e executivas (frescões) e linhas executivas intermunicipais.
O outro terminal funcionará na avenida Rio Branco, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua São Bento, por onde vão circular linhas urbanas intermunicipais. A partir do dia 08 de fevereiro, um outro ponto terminal passará a operar na avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Rua Uruguaiana e Rua Primeiro de Março (pista central, sentido Candelária), por onde vão circular linhas urbanas municipais e intermunicipais. No trecho da Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco – Praça Pio X (Sentido Zona Norte), por onde vão circular linhas urbanas municipais e intermunicipais.
Terminais e pontos finais existentes que serão mantidos
Terminal Padre Henrique Otte; Terminal Américo Fontenelle; Terminal Procópio Ferreira; Terminal Misericórdia; Terminal Menezes Côrtes; Avenida Churchill; Avenida Chile; Avenida Augusto Severo; Avenida
Terminais e pontos finais com alteração na operação
- Terminal Menezes Cortes
Mantido para as linhas intermunicipais rodoviárias (denominadas como “A” e “AC”) e municipais executivas. Sempre que o terminal alcançar sua capacidade máxima, as linhas farão seu ponto final no novo terminal da Avenida General Justo.
- Terminal Misericórdia
Mantido para linhas urbanas municipais que já utilizam o terminal e as com destino Praça XV (hoje com ponto final no Mergulhão), Castelo e Carioca. Sempre que o terminal alcançar sua capacidade máxima, as linhas farão seu ponto final no terminal da Avenida General Justo.
- Avenida Nilo Peçanha
Mantido para algumas linhas municipais executivas que já utilizam a avenida, ocupando apenas o recuo existente. As demais serão transferidas para o Terminal Menezes Cortes.
Pontos finais transferidos para liberação das respectivas vias
- Avenida Beira-Mar: linhas urbanas municipais terão seus pontos finais transferidos para o novo terminal da Avenida General Justo ou para o terminal da Avenida Augusto Severo.
- Terminal Alfredo Agache (Mergulhão): os pontos terminais serão transferidos para o Terminal Misericórdia e para o terminal da Avenida General Justo.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DE ITINERÁRIOS DAS LINHAS DE ÔNIBUS
Linhas municipais
Acessam a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai ou Avenida Rio Branco, e saem pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março ou Avenida Rio Branco ou Rua da Carioca/Praça da República.
As linhas executivas deverão acessar a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai e sair pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março.
Linha intermunicipais metropolitanas
Deverão acessar a região do Centro pela Praça da República com destino à Avenida Augusto Severo. As demais terão seus pontos terminais em área próxima à Candelária.
As linhas executivas deverão acessar a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai e sair pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março.
Linhas intermunicipais não-metropolitanas
Os pontos finais serão transferidos para o Terminal Rodoviário Novo Rio, permanecendo no Terminal Menezes Cortes apenas as linhas vindas de municípios com distância inferior a 80 quilômetros do Centro do Rio. Para maiores detalhes sobre novas rotas e linhas de ônibus basta acessar os siteswww.rio.rj.gov.br/web/smtr e www.centrodeoperacoes.rio.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário