Desde a madrugada de 4ª feira, cidades como Duque de Caxias, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão com problemas devido à chuvas que caíram nestas regiões. Muita coisa tem sido feita, porém, há ainda diversas ações que precisam ser realizadas.
O número de pessoas desabrigadas ainda é grande, e pode crescer, pois não se tem uma contagem certa. Defesas civis municipais e órgãos estaduais ainda contabilizam os números de desabrigados, desalojados, soterrados e mortos.
O Governo do Estado do Rio emitiu uma nota em relação ao ocorrido:
O Governador Sérgio Cabral determinou na manhã desta quinta-feira (03/01) a formação de um Gabinete de Crise no Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad), na sede do Departamento Geral de Defesa Civil, na Praça da Bandeira. No local, o Secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, irá acompanhar as ocorrências provocadas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro e definir um plano de trabalho em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde, Obras, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e com o Departamento de Recursos Minerais (DRM).
Na manhã de sexta-feira (04/01), o Governador Sérgio Cabral se reunirá com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no Palácio Guanabara, também para discutir a situação provocada pelas chuvas no Estado e definir medidas emergenciais.
Alguns locais estão recebendo doações para as vítimas das chuvas nas regiões afetadas. As pessoas solidárias às vítimas das chuvas em Xerém já podem levar suas doações para a sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, bairro 25 de Agosto - Duque de Caxias. O telefone é (21) 2672-6652.
O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) também está recebendo doações. Os itens solicitados são: água potável; material de limpeza e higiene; e mantimentos não perecíveis, que podem ser entregues, até às 17h, na Rua Conde de Porto Alegre, 131, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (ao lado do laboratório Sérgio Franco).
Quartéis do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e igrejas também estão recebendo doações para as vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário