segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vila Olímpica ganhará novos equipamentos esportivos

Na terça feira, dia 15, postamos aqui uma matéria referente à nova polêmica que envolvia a revitalização da região do Porto do Rio: a utilização da área da Vila Olímpica da Gamboa para construção dos prédios do VLT. Conhecido como Porto Maravilha, o projeto visa uma total reurbanização de vias, colocação de infraestrutura para redes elétrica, informática e saneamento, além de uma completa reformulação viária e de transportes.
Hoje, postaremos aqui um release enviado pelo consórcio Porto Maravilha. A matéria segue abaixo:


Vila Olímpica ganhará novos equipamentos esportivos

A implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), novo meio de transporte da Região Portuária e do Centro da cidade, dará à Gamboa uma Vila Olímpica modernizada. Para a operação do sistema, que terá seis linhas e 42 paradas ao longo de 30 Km de vias, será preciso construir também um Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom). De acordo com o edital de licitação publicado em dezembro do ano passado, a localização ideal para a implementação do Ciom é o terreno municipal ocupado pela Vila Olímpica que, no entanto, não deixará de servir como principal área para a prática de esportes na região e não terá atividades interrompidas pelas obras.
A concessionária vencedora da licitação do VLT assumirá todos os custos de implantação e construção do novo complexo esportivo. Somente a área do campo de futebol e da quadra aberta será ocupada para obras do Ciom. Alberto Silva, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da prefeitura gestora do Porto Maravilha, adianta que esses equipamentos ocuparão terreno provisório ainda em estudo. "A área da piscina permanecerá em funcionamento, sem qualquer alteração. A pista de atletismo poderá ser refeita no mesmo terreno, enquanto a quadra e o campo de futebol deverão ir para novo endereço até que as obras sejam concluídas. O complexo será reconstruído sobre o espaço de manutenção e operação do novo bonde que beneficiará a comunidade e facilitará ainda mais o acesso e a participação nas atividades", esclarece.

No Ciom, a concessionária do VLT desenvolverá atividades de apoio, administração, manutenção e operação do sistema que unirá barcas, trens, ônibus, metrô, teleférico, rodoviária e aeroporto a partir de 2014, quando as duas primeiras linhas entrarão em funcionamento. Estudos da Prefeitura do Rio consideraram aquela a melhor localização porque privilegia facilidade e flexibilidade de entrada e saída dos veículos, assim como a proximidade às linhas operacionais.
Pelo projeto descrito no edital de licitação, uma grande laje de cobertura servirá de base para a construção do complexo esportivo. "As instalações serão reposicionadas ou substituídas, e todos os custos ficarão a cargo da concessionária vencedora da licitação, também responsável pela implantação do projeto urbanístico e paisagístico do entorno", acrescenta Alberto Silva.


Texto: Mariana Aimée / Foto: divulgação

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