quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Novas alterações no trânsito da Zona Portuária

Trânsito e excesso do ônibus: um dos problemas da Av. Rodrigues Alves

A partir do sábado, dia 05 de janeiro, terá início a terceira etapa de intervenções no trânsito da Região Portuária para realização das obras do Porto Maravilha. Nesta fase, estão previstas interdições parciais das avenidas Francisco Bicalho e Professor Pereira Reis, além do fechamento total da alça de acesso da Av. Rodrigues Alves, sentido Av. Brasil, para o Viaduto Juscelino Kubitschek (Elevado da Perimetral). Estas novas alterações no tráfego da região poderão durar seis meses.
Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, desenvolveu planejamento operacional de tráfego, que envolve 25 agentes de trânsito em cinco pontos de operação na Rodrigues Alves. Serão utilizados também dois painéis de mensagens variáveis móveis, que se integrarão aos oito painéis, entre fixos e móveis já em funcionamento. O Centro de Operações Rio monitora toda a área com câmeras e os técnicos da CET-Rio poderão implantar ajustes na programação de semáforos, sempre que necessário. O objetivo é garantir a melhor fluidez no trânsito da região.
A interdição total da alça de acesso ao Elevado da Perimetral a partir da Av. Rodrigues Alves, no sentido Avenida Brasil, acontecerá para a construção de nova alça de acesso ao elevado. Esta obra estabelecerá as conexões viárias ente as Avenida Binário do Porto e Perimetral, permitindo que os veículos procedentes do Gasômetro em direção ao Santo Cristo (nova ligação em construção), possam acessar a Binário do Porto, chegando à Rodrigues Alves, no sentido Praça Mauá, e posteriormente a Perimetral até o Aterro do Flamengo.
Trecho próximo à entrada da Novo Rio: trânsito intenso na região. À frente,
Avenida Prof. Pereira Reis, que também terá trechos interditados para obras
As interdições parciais das avenidas Francisco Bicalho e Professor Pereira Reis ocorrerão da seguinte forma:
- interdição de uma faixa da Francisco Bicalho (pista lateral, junto as edificações), no trecho entre a Praça Dinah de Queiroz e a Rua Comandante Garcia Pires;
- interdição de uma faixa em cada sentido da Professor Pereira Reis (junto ao canteiro central), ao longo de toda a sua extensão, desde a altura da Rodrigues Alves até a Praça do Santo Cristo.

A CET-Rio recomenda que é importante seguir as orientações que estarão sendo veiculadas nos diversos painéis de mensagens variáveis espalhados por pontos estratégicos na área. Motoristas e pedestres deverão respeitar as orientações fornecidas pelos agentes de trânsito envolvidos na operação; Por falar em pedestres, eles deverão redobrar a atenção, evitando transitar na via e atravessar exclusivamente nos locais indicados como travessia de pedestres. Tal medida visa reduzir o risco de atropelamentos, comuns em situações de liberação de novas vias e da alteração de mudança de regime de direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário