As transformações causadas pela TransCarioca, corredor para BRTs que vai ligar a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, já chegaram ao aeroporto internacional Tom Jobim. Mais precisamente ao terminal de passageiros 1, que em breve ganhará um viaduto de 560 metros de extensão para o tráfego dos ônibus articulados.
No total, duas estações serão construídas no aeroporto, mas somente o Terminal 1 ganhará um viaduto. Engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras, Eduardo Fagundes explica que por ser mais antigo, ele possui características diferentes do Terminal 2, o que justifica a necessidade da obra.
- O Terminal 1 não possui a mesma largura, na pista que o circunda, do Terminal 2. Então para que os Ligeirões tenham acesso à estação do BRT, estamos construindo este viaduto que permitirá o alargamento das pistas – explica.
Ao entrar na Ilha do Governador, o BRT da TransCarioca acessará a avenida Vinte de Janeiro, e em seguida fará sua primeira parada no Terminal 2, onde haverá uma estação. De lá o Ligeirão segue para o setor de desembarque do Terminal 1, retornando à Vinte de Janeiro. As duas estações terão capacidade para um ônibus por vez e estarão localizadas em frente à entrada principal de cada um dos terminais.
Ilha do Fundão ganhará terminal de integração
As mudanças na Ilha do Governador não se restringem apenas ao aeroporto Tom Jobim. A Ilha do Fundão ganhará um grande terminal de integração para a TransCarioca e ônibus alimentadores. Sua principal função será fazer toda a integração com o bairro.
- O morador vai ganhar a otimização do serviço, a diminuição de custo, graças ao Bilhete Único Carioca, e do tempo de viagem – finaliza Fagundes.
Confira no vídeo abaixo como está ficando a obra do viaduto da Tanscarioca:
Nenhum comentário:
Postar um comentário