sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Megaoperação faz o içamento das vigas das alças do Gasômetro

Agora o carioca pode começar a visualizar a via Binário do Porto. Desde o início do mês, as duas alças do Elevado do Gasômetro - uma de subida e outra de descida -, fazem parte da paisagem do entorno da rodoviária Novo Rio. Construída para ligar a Av. Brasil e a Ponte Rio-Niterói à Praça Mauá, a obra teve suas últimas vigas lançadas no último dia 7 de setembro com a ajuda de um guindaste de 750 toneladas e 84 metros de altura.
"Sem as alças do Gasômetro não teríamos o Binário. Por isso esta etapa da obra é tão fundamental para o Binário", explica Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp). O trajeto da nova via começa nas alças  e segue pelas ruas Equador, Via Trilhos, Gamboa, Túnel da Saúde,  Avenidas Venezuela, Rio Branco e a Rua Primeiro de Março.

Com 65 vigas que variam de 25 a 60 metros, as duas alças chamam a atenção. Dependendo do tamanho, variam de 54 a 126 toneladas. Com o término do içamento, as alças de subida, que mede 150 metros e segue em direção a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, e a de descida, com 450 metros, que leva à Praça Mauá, ganharão concretagem e pavimentação, além da instalação das muretas. A iluminação e a sinalização do trânsito acontecem logo em seguida.

Confira, abaixo, como foi a mega operação de içamento das vigas das novas alças do Viaduto do Gasômetro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário