terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mais verde para a Cidade Maravilhosa!

No dia 21 de setembro, o país comemorou o Dia da Árvore e a cidade do Rio de Janeiro pode comemorar com o programa de reflorestamento mais antigo do Brasil: 27 anos e 3 mil hectares replantados. Atualmente,  está em curso o programa Rio Capital Verde, que pretende restabelecer a vegetação nativa das lagoas de Marapendi, Jacarepaguá e Tijuca, que ficam em áreas próximas a equipamentos olímpicos como o Parque dos Atletas.
Segundo o engenheiro florestal da Prefeitura, Claudio Alexandre Santana, "A recuperação da área verde nas lagoas da região da Barra e Recreio traz benefícios indiretos e diretos à população. Como o restabelecimento das fontes de água e dos locais de fauna, além do incremento das áreas de lazer e com grande potencial turístico. Sem esquecer que minimizam também as possibilidades de assoreamento e ajuda na prevenção de enchentes".

Claudio é o responsável pelos hortos de mudas da secretaria municipal de Meio Ambiente. A produção mensal da prefeitura é de mais de 50 mil mudas são produzidas por mês: "Quando os trabalhos de reflorestamento começaram na cidade, não havia sementes e mudas de plantas originárias da Mata Atlântica disponíveis no mercado. Por isso, surgiu a necessidade de iniciarmos a produção das nossas próprias mudas", afirma Claudio.

Durante os mais de 30 anos de trabalho, os projetos de reflorestamento já conseguiram ajudar na preservação de várias espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, assim como o jequitibá-açu (árvore tipicamente carioca), mamão do mato e o famoso pau-brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário