quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo do Estado e União liberam verba bilionária para a construção da Linha 3 do metrô

O governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, anunciou nesta quarta-feira (11/09), a liberação de recursos, no valor de R$ 2,57 bilhões, para a implantação da Linha 3 do metrô, que ligará os municípios de Niterói e São Gonçalo. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 - Mobilidade Grandes Cidades. A conexão será feita pelo sistema de monotrilho, que deverá transportar aproximadamente 350 mil passageiros por dia.A Linha 3 será o primeiro percurso intermunicipal feito por metrô no Rio de Janeiro e vai agilizar o deslocamento de pessoas que circulam entre Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos. Cerca de 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo projeto de mobilidade urbana.

Estão previstas 14 estações ao longo de um percurso de cerca de 22 quilômetros: Araribóia, Jansen de Mello, Barreto e Pátio, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.

- Esse projeto é sonhado há anos pela população da Região Metropolitana do Rio, região que cresceu de maneira desordenada. O investimento, em parceria com o Governo Federal, vai proporcionar melhorias na qualidade de vida dos moradores dessa parte do Rio – disse o governador Sérgio Cabral durante o evento, que aconteceu no Clube Mauá, em São Gonçalo. A solenidade contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do vice-governador e Coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Transportes, Julio Lopes, do secretário de Obras, Hudson Braga, do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, entre outros políticos e autoridades.

Atualmente, o deslocamento entre Niterói e São Gonçalo chega a ser feito em duas horas. Com o monotrilho, o tempo de trajeto cairá para 40 minutos.

- É a primeira vez que eu, como presidente, visito São Gonçalo e bem no mês de aniversário do município, que é celebrado em 22 de setembro. Meu presente é a construção do monotrilho, que será uma realização muito importante. Serão 22 quilômetros de linha que vão levar as pessoas até seus trabalhos e locais de estudo. Qualidade de transporte urbano é igual a qualidade de vida. As pessoas vão ganhar mais tempo para ficar com a família e para desfrutar suas vidas. Essa obra vai colocar a região no nível das maiores regiões metropolitanas do mundo – afirmou a presidente Dilma Rousseff.

Segundo o secretário de Obras, Hudson Braga, o projeto da Linha 3 está na fase de conclusão dos estudos técnicos, com prazo final para o dia 15 do próximo mês. A licitação das obras e concessão deverão ocorrer entre novembro e dezembro desse ano, enquanto a contratação deve acontecer em janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário