Caminhões, tratores, perfuratrizes, operários. O movimento é intenso no Maciço da Pedra Branca, onde uma das obras mais importantes da Transolímpica, corredor que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, dá seus primeiros passos, com as obras de emboque (principal parte de um túnel) do lado Sulacap do maciço.
Com 23 quilômetros de extensão e ligando os dois principais polos de competição dos Jogos 2016, o corredor será semelhante à Linha Amarela, funcionando com via expressa, sem semáforos ou cruzamentos ao longo de seu percurso. De Sulacap até Jacarepaguá, correrá em túnel, com três pistas por sentido, sendo uma exclusiva para o BRT.
Atualmente, os trabalhos de contenção se concentram na entrada do maciço. Posteriormente, serão feitas as primeiras escavações. Semelhante ao túnel da Grota Funda, que faz parte do corredor Transoeste, o túnel do Maciço da Pedra Branca terá duas galerias centrais, além de um pedágio pouco antes de sua entrada.
O financiamento do corredor será feito através do sistema de concessão com a iniciativa privada. Com isso, a concessionária terá o direito de construção, manutenção e operação da via por 35 anos. Por isso a necessidade do pedágio.
- Com a obra pronta, o BRT da Transolímpica vai gerar uma economia de até 60% no tempo de viagem entre a Barra e Deodoro – explica Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.
Confira, abaixo, o andamento das obras do túnel da Transolímpica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário