Por: O Globo
A polêmica sobre uma possível expansão do metrô até o Terminal Alvorada em lugar da ampliação do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, como desejam os moradores da Barra, ganhou novos argumentos nesta sexta-feira. Um documento encaminhado pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, ao vereador Carlo Caiado (DEM) revela que os técnicos do órgão são unânimes ao defender a expansão do metrô até o centro do bairro. A informação consta de um relatório assinado por Newton Leão Duarte, coordenador da equipe de revisão do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que orientar as políticas públicas da área em todo o estado.
Segundo Newton, os estudos do PDTU incluíram um cenário em que o metrô chegaria ao Terminal Alvorada em 2021, mas não concluíram a análise do impacto da opção pelo BRT. O documento ressalta que, se a expansão ocorrer após a obra do BRT, a estação de integração com o metrô no Jardim Oceânico ficaria com espaços ociosos. O problema para mudar o projeto agora é tempo: a ligação BRT-Metrô é um compromisso para as Olimpíadas de 2016, ou seja, o prazo para inaugurar a obra a tempo está apertado. Além disso, o governo do estado sequer solicitou empréstimo à União pelo PAC da Mobilidade para essa ampliação.
A prefeitura marcou para 16 de outubro a licitação para a expansão do BRT. A construção de pistas seletivas, a implantação de sete estações (entre o Barra Shopping e o Condomínio Porto dos Cabritos) e um novo viaduto têm custo estimado em R$ 92,4 milhões. Mas a conta não inclui a futura estação de integração BRT/metrô, que terá orçamento à parte, ainda não divulgado.
BRS poderia fazer ligação
Em meio à discussão, líderes comunitários da Barra preparam um abaixo-assinado para o governador Sérgio Cabral, defendendo a contratação de estudos técnicos para embasar um pedido de empréstimo à União pelo PAC da Mobilidade. O movimento é liderado pelo presidente da associação de Moradores do Jardim Oceânico, Luiz Igrejas:
— Um terminal no Jardim Oceânico só vai atrair mais trânsito. Muita gente optará por chegar de carro ao metrô, porque hoje o Transoeste já circula superlotado, mesmo sem várias estações terem sido inauguradas, disse Igrejas.
Já Carlo Caiado sugere un paliativo que atenda a moradores e Olimpíadas: enquanto a expansão do metrô não se concretizasse, a ligação com o Alvorada poderia ser feita por um corredor de BRS. Em nota, a prefeitura afirmou estar à disposição do estado para rever projetos. A Secretaria de Estado de Transportes argumenta que o estudo não reflete o cenário atual.
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