segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dias contados para o fim da Perimetral

144 mil. Não, esta não é a quantidade de escolhidos, segundo os seguidores da religião Testemunhas de Jeová, (com todo o respeito aos testemunhas). Esta é a quantidade de motoristas que trafegam diariamente pelo Elevado da Perimetral e a Avenida Rodrigues Alves. 
A partir de abril de 2013 eles terão que se acostumar com as várias rotas alternativas de acesso ao Centro e à Zona Sul pela Zona Portuária. Isso, porque a Prefeitura do Rio decidiu interditar todas as duas pistas da Perimetral, no trecho que vai da Novo Rio à Praça Mauá. No cronograma original de desmonte do elevado, estava previsto a interdição de apenas apenas uma pista. Essa etapa da obra durará pelo menos dois anos e terá a interdição da Rodrigues Alves entre a rodoviária e a Rua Rivadávia Correia, para dar lugar a um canteiro de serviços. Apenas uma das faixas da avenida, sentido rodoviária, será liberada ao tráfego. Com isso, o trânsito será desviado para a nova Avenida Binário, que será entregue em abril, no trecho entre a rodoviária e a Cidade do Samba. A demolição da ultima parte da Perimetral até o Aterro só será feita em 2015, quando todo sistema viário da Zona Portuária estiver pronto.
Jorge Arraes, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), informou que a decisão de fechar as duas pistas da Perimetral foi tomada há duas semanas. As pistas terão que ser usadas no posicionamento de guindastes e caminhões. Os máquinas de grande porte serão empregadas na remoção das 1.008 vigas de aço que mantém a estrutura do primeiro trecho a ser demolido. Com 40 metros de comprimento, cada viga possui 40 toneladas e será retirada inteira.


Novos caminhos antes da demolição
Hoje, Perimetral e Rodrigues Alves têm juntas 10 faixas de rolamento, cinco por sentido, e duas de carga e descarga da Rodrigues Alves (uma por sentido). Com as interdições, serão sete faixas disponíveis, uma na Rodrigues Alves e outras seis da Avenida Binário (três por sentido). A reabertura da nova Rodrigues Alves, sem sinais, com seis faixas e um túnel, será em dezembro de 2014. 
Cariocas e turistas que andam pela região já podem ver as obras nas ruas da Gamboa e Equador, que farão parte do novo eixo viário. Já o segundo túnel do Binário, que ligará a avenida à Rua Primeiro de Março, passando por baixo da Praça Mauá, ficará pronto em dezembro de 2013. 
Com o fechamento da Perimetral entre a rodoviária e a Praça Mauá, os motoristas que chegarem ao elevado, oriundos do Aterro do Flamengo, serão obrigados a descer a rampa ao lado do Píer Mauá. A partir desse ponto, os carros seguirão pela Rodrigues Alves até o cruzamento com a Rivadávia Correia, de onde o motorista poderá optar por seguir em faixa única pela Rodrigues Alves ou entrar no Binário. Os que optarem pelo Binário poderão retomar o Elevado do Gasômetro pelas alças que estão sendo construídas ao lado da rodoviária, seguindo caminho para a Avenida Brasil ou para a Ponte Rio-Niterói.
Para os motoristas que vierem da Avenida Brasil ou da Ponte Rio-Niterói, a caminho da Zona Portuária, Centro ou Aterro, terão que pegar as alças do Binário e entrar na nova avenida. A partir desse ponto, os motoristas seguirão até a Rivadávia Correia, de onde retornarão à Rodrigues Alves. Uma vez nela, os motoristas poderão seguir para o Centro pela Avenida Barão de Tefé ou subir o Elevado da Perimetral (sentido Zona Sul) pela rampa provisória que já estará construída.
O caminho para a entrada e saída da Zona Sul a partir do Elevado 31 de Março (ao lado do Sambódromo) e do Túnel Santa Bárbara também dependerá da Avenida Binário. Com as interdições, não será mais possível entrar na Avenida Professor Pereira Reis ou sair de lá pela Rodrigues Alves. Os motoristas rumo à Zona Sul terão que entrar no Binário e seguir até a Pereira Reis e, dali, retomar o caminho para o Elevado 31 de Março. O mesmo ocorrerá na volta.

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