Foto: cidadeolimpica.com |
O sistema funciona de forma simples: As latas não possuem fundo. Com isso, todo o material depositado cai em um compartimento que se encontra abaixo do solo, em um "fundo falso". A cada três dias, o caminhão recolhe todo o material.
Esse novo método de coleta e armazenamento do lixo (importado da cidade de Portimão, Portugal) gera vários benefícios, dentre eles, a preservação do "cartão postal" da cidade, pois o lixo passa a ficar escondido, abaixo do solo, evitando o aparecimento de insetos e roedores, além de entupimentos de bueiros; a redução do impacto ambiental trazido pelos caminhões, pois como ele, agora, só passa a cada três dias, menos caminhões precisarão estar nas ruas fazendo a coleta, e também, minimizando os impactos no trânsito; e a geração de lucros para as cooperativas de catadores, pois com esse sistema, todo o lixo já segue separado e devidamente armazenado para ser reciclado.
Hoje, no Rio, o novo modelo de armazenagem do lixo vem sendo implantado aos poucos na região portuária da cidade, conforme o andamento das obras do consórcio Porto Novo. A meta é de que até 2015 todo o sistema esteja funcionando plenamente.
Veja, abaixo, o vídeo explicando como funciona o novo sistema de coleta de lixo na Zona Portuária do Rio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário