Passageiros esperam por ônibus vazio numa estação do BRT Transoeste |
Atualmente, o BRT Transoeste transporta cerca de 75 mil passageiros por dia. A partir do ano que vem, com a inauguração do trecho entre Santa Cruz e Campo Grande, o número deverá subir para 200 mil. Se hoje, já está quase impossível andar, no mínimo, confortavelmente em um ônibus do BRT, imaginem no ano que vem? Por isso o apelido carinhoso e sugestivo, dado pelos passageiros: o BRTrem.
Segundo a Secretaria de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro, 4 novos ônibus foram incorporados à frota, totalizando 91 veículos neste trajeto, mas ainda são insuficientes. 12 novos ônibus já foram encomendados e deverão entrar em circulação apenas no início de 2013. Outra medida que será adotada é a construção de dois retornos no caminho da Transoeste, gerando duas novas linhas. Os retornos serão construídos no Recreio e o Mato Alto.
Antes da construção do BRT, a viagem entre Santa Cruz e Barra da Tijuca era feita em duas horas. Hoje, o mesmo trajeto é realizado em apenas 40 minutos.
Mais BRTs na cidade
Os 4 BRTs cortarão a cidade em todas as direções. Além disso, eles farão a ligação entre bairros que sofrem com pouca oferta de transporte de massa |
Seguindo o molde dos BRTs, o Governo do Estado do Rio, juntamente com o Governo Federal, pretende entregar, até 2016, a Transbaixada, ligando as principais cidades da Baixada Fluminense e a Transoceânica, via que fará a ligação de toda a Região Oceânica de Niterói ao Centro do município.
Confira a reportagem feita pelo RJTV 1ª Edição, falando sobre a superlotação nos coletivos do BRT da Transoeste: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/rjtv-1edicao/t/edicoes/v/novos-onibus-no-brt-ainda-nao-aliviam-o-fluxo-dos-passageiros/2253142/
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