quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Túnel do Binário


Foto: Cidadeolimpica.com
O que parecia ser impossível para nós, cidadãos comuns, passou a ser realidade: com seus 38 metros de profundidade, bem no meio da Praça Mauá, está sendo construída a principal via da Zona Portuária carioca.  A Via Binária irá receber os veículos que hoje, trafegam pela Perimetral e pela Avenida Rodrigues Alves. A via ligará a Rua Primeiro de Março, no Centro, até a Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, no Santo Cristo.
No mês de outubro, o poço por onde é executada a obra atingiu o limite de 38 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 12 andares ou ao tamanho da estátua do Cristo Redentor. Ele foi escavado por um motivo: agilizar as obras. Através dele, duas frentes de escavação foram iniciadas em direções opostas, uma em direção à Primeiro de Março, e outra no sentido Moinho Fluminense. Juntamente à essas frentes subterrâneas, operários fazem as escavações na superfície, a partir dos dois extremos do túnel. Até nesta terça, dia 27, a obra já tinha avançado cerca de 5 metros de extensão em cada sentido. No fim das obras, o túnel terá 1.500 metros no total, semelhante ao Túnel Santa Bárbara.
Por dia, são feitas duas explosões, uma pela manhã e outra à noite. Com o toque das sirenes de alerta, as vias próximas à Praça Mauá são interditadas por questões de segurança. Após isso, todo material da explosão é removido com o apoio de um imenso guindaste instalado sobre o poço. Lá embaixo, uma retroescavadeira passa a limpar a entrada do túnel, a fim de que os operários e engenheiros possam trabalhar. 
A cada explosão, os engenheiros correm para verificar possíveis danos ou movimentos estruturais. É o caso de João Alberto, engenheiro de produção do consórcio Porto Novo: "Confesso que no início era complicado subir e descer todo dia. A gente tem que parar umas três vezes, principalmente na subida. Mas agora já estou mais acostumado. Fazemos várias verificações ao dia e temos medidores instalados nos prédios ao redor. Nunca tivemos qualquer problema, mas toda precaução é necessário numa obra dessa magnitude."
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos engenheiros e operários é a água. O túnel ultrapassa o lençol freático da região, o que provoca  infiltrações nas rochas. Para resolver (ou minimizar) tal problema, foi criado um sistema de drenagem principal, que foi aliado a outros sistemas de dinamização do escoamento e direcionamento correto do fluxo da água. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2014.
Quer conhecer um pouco mais sobre o Túnel Binário? Então acesse o link e confira um vídeo que explica o passo a passo da obra.
Foto: Cidadeolimpica.com


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