sábado, 24 de novembro de 2012

Novas ruas servirão como rota alternativa de trânsito durante obras na Francisco Bicalho

Por: Cidade Olímpica


Os mais de 100 mil motoristas que utilizam a Avenida Francisco Bicalho diariamente terão que se acostumar com novas rotas de trânsito durante a interdição da via para obras por conta do projeto Porto Maravilha. Para evitar maiores transtornos, duas novas ruas – D1 e General Luiz Mendes de Moraes – servirão como rota alternativa para escoamento do trânsito durante o período dos trabalhos, que estão previstos para durar seis meses, sendo a maior parte deles realizados no período noturno.
Principal ligação entre a Ponte Rio-Niterói, o Centro e o porto, a Francisco Bicalho receberá obras de infraestrutura com novas redes de água, esgoto, telefonia, luz e drenagem. As quatro pistas da via serão bloqueadas para o trânsito alternadamente, começando pela faixa lateral no sentido Centro-Rodoviária Novo Rio. Terminada esta primeira parte, a pista central no mesmo sentido terá o tráfego interrompido para obras e assim sucessivamente, até a conclusão dos trabalhos.
Para que as interdições aconteçam de maneira a causar o mínimo de problemas já se encontra em processo avançado de construção a rua D1, que corta o terreno conhecido como Praia Formosa. Ali serão erguidas, futuramente, as vilas de árbitro e de mídia para os Jogos de 2016.
- A D1 vai fazer a ligação entre o início da Francisco Bicalho e a região portuária através da rua Santo Cristo – afirma o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Jorge Arraes.
Foto: Cidadeolimpica.com

Outra frente de trabalho já bastante adiantada é a da rua General Luiz Mendes de Moraes, no entorno do terreno da Praia Formosa e próximo à rodoviária, fazendo ligação com o viaduto Paulo de Souza Reis. Com três pistas prontas e outras três em obras, ela será mais uma importante alternativa durante a interdição da Francisco Bicalho. Além servir como via de escoamento de carros, também será uma das rotas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que cortará todo o Centro do Rio e fará ligação com outros modais como trens, barcas e o BRT da TransBrasil.
Taxista há 12 anos, Celso Alves de Souza acompanha atentamente as obras do Porto Maravilha de seu ponto na Rodoviária Novo Rio. A expectativa com as mudanças não poderia ser mais positiva, afinal trânsito fluindo melhor é sinônimo de mais passageiros e, com isso, aumento nos lucros.
- As mudanças no sistema viário da região são uma antiga reivindicação de todo mundo, e agora, finalmente, as coisas estão andando. A tendência é que a vida melhore no Rio de Janeiro com a vinda das competições internacionais e todas as mudanças feitas no dia a dia da população – afirma, convicto Celso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário