terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fluxo tranquilo no 1º dia útil de alterações no trânsito do Leblon

Trânsito tranquilo na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon. Agentes da
 CET-Rio estarão nos locais de interdição no bairro. Foto: G1

Segunda feira, 19 de novembro. Esse foi o primeiro dia útil de alterações no trânsito do Leblon, Zona Sul do Rio, por conta das obras de construção da linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Embora esteja entre um feriadão, pois hoje, dia 20, é feriado da Consciência Negra, no estado do Rio, as ruas tinham movimentação tranquila e sem retenções, no fim da manhã desta segunda-feira. As mudanças implantadas no bairro terão duração de 1 ano e meio.
Porém, como foi dito acima, o resultado de ontem não é para ser comemorado plenamente. A prova de fogo será na quarta-feira, 21. Muitos cariocas enforcaram a segunda feira e emendaram com o feriado da Consciência Negra, nesta terça-feira (20), reduzindo consideravelmente o número de veículos nas vias da capital fluminense.
As mudanças no Leblon ocorreram na Avenida Ataulfo de Paiva, onde uma faixa foi interditada em dois trechos da via, entre a Rua Venâncio Flores e a Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. Agentes da CET-Rio ficarão todos os dias no local, informando aos motoristas sobre as alterações e o melhor caminho a seguir.
Funcionários da Rio Ônibus distribuem informativos com as mudanças
no BRS da Avenida Ataulfo de Paiva. Foto: G1 
Pedestres, motoristas e passageiros de ônibus que passavam pelo bairro nesta segunda recebiam em alguns pontos de ônibus um folheto com explicações sobre as modificações dos itinerários dos ônibus. Para  o aposentado Cláudio Luiz Bezerra, de 64 anos, as alterações estavam 'muito bem explicadas': "Eu tenho que pegar o ônibus aqui quase todos os dias e se não tivesse a distribuição destes folhetos, com certeza eu e outras pessoas iríamos ficar perdidos, porque são muitos mudanças, aí não tem como gravar tudo. Mas com esse papel aqui em mãos, não tem como se perder. Na minha opinião, tanto a obra quanto o folhetinho estão mais do que aprovados", contou o aposentado, que estava esperando o ônibus na Praça Antero de Quental.
Mudanças da 1ª fase de obras. Arte: G1

Várias pessoas que passam todos os dias pelo Leblon também estavam receosos com a mudança dos itinerários dos ônibus. É o caso de Maria Cristina, 32 anos, promotora de eventos. Segundo ela, assim soube das mudanças no trajeto dos coletivos ficou preocupada, mas que com o folheto, a 'tensão diminuiu': "Ele é bem autoexplicativo. Estou entendendo tudo. Já que tenho que passar por aqui todos os dias, que eu saiba direitinho qual ônibus vou pegar para ir ao trabalho. Com esse papel não tem como me perder. Estou bem mais aliviada. Agora posso passar por aqui sem medo de errar o caminho", explicou.
Mudanças a partir do dia 24
Por enquanto, as atuais alterações que estão sendo feitas no trânsito do Leblon pertencem à 1ª fase das obras no bairro (considerada por muitos como a mais tranquila). Na segunda fase de interdições, que tem data marcada para iniciar em 24 de novembro, todas as faixas da Avenida Ataulfo de Paiva serão interditadas nos trechos entre a Rua Venâncio Flores e Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros.
Mudanças da 2ª fase de obras, que terão início no dia 24 de novembro. Arte: G1

Para que isso seja possível, todos os carros e ônibus serão desviados pela Avenida Visconde de Albuquerque, seguindo pela Avenida Delfim Moreira. Parte dos ônibus vai entrar pela Avenida Epitácio Pessoa e parte pela Avenida Henrique Dumont, que passará a ter a mão invertida. Depois, os veículos seguem o trajeto normal.
Os carros que vierem da Avenida Niemeyer não poderão seguir pela Avenida Visconde de Albuquerque. Para isso, os motoristas deverão seguir pela Avenida Delfim Moreira e entrar na Avenida Bartolomeu Mitre. Segundo a Prefeitura do Rio, para permitir que todos os desvios possam ser criados, serão feitas obras nos canteiros e calçadas do bairro.


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