sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mais água potável para a Zona Portuária

Por Cidadeolimpica.com

O novo reservatório do Morro do Pinto armazenará até 15 mil m³
A revitalização da região portuária do Rio já é uma realidade. Por conta dos empreendimentos que serão erguidos nos próximos anos, obras de infraestrutura são a base para estas futuras construções. Este é o caso do reservatório que está sendo instalado no alto do Morro do Pinto, no Santo Cristo.
Com capacidade para armazenar 15 mil metros cúbicos de água, ele será o terceiro maior da cidade, atrás apenas do reservatório do Pedregulho, próximo à sede do Vasco da Gama, e do Horto. Sua principal função será a de abastecer uma área de 5 milhões de metros quadrados que integram a Operação Urbana Porto Maravilha.
A capacidade do reservatório foi definida com base em estudos do número de empreendimentos previstos para a região e a quantidade de pessoas que irão circular pela área – número estimado em 500 mil, entre população fixa e flutuante. Segundo o responsável pelas obras do reservatório, o engenheiro Nilo Sérgio, a população do Morro do Pinto foi avisada, antes do início dos trabalhos, sobre a importância da construção.
– O reservatório é importante para evitar que o abastecimento de água na região seja interrompido por conta da demanda de construções nos próximos anos – explica Nilo Sérgio.
O reservatório está sendo construído com material de ponta, como ferro fundido e Pead (Polietileno de Alta Densidade), garantindo que não haja risco de acidentes. E mesmo sendo de suma importância para o andamento das transformações na região portuária, o reservatório também deixará um legado social importante para a comunidade do Morro do Pinto: um novo campo de futebol em substituição ao que existia antes no mesmo local.
– Vamos melhorar toda a parte de urbanismo do entorno do reservatório. E o campo de futebol que existia aqui antes, mas que precisou ser destruído para dar lugar ao reservatório, será reconstruído em cima do reservatório, devolvendo um importante espaço de lazer à população – afirma Nilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário