sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mais uma etapa da TransOlímpica começa a ser construída

Por Cidadeolimpica.com


A aproximação dos Jogos Olímpicos no Rio traz para a cidade bem mais do que apenas a expectativa pelas competições esportivas. Entre a série de melhorias estruturais que chegarão antes evento está a construção da TransOlímpica, um dos quatro corredores exclusivos para BRT. A via pretende acabar com a atual rotina de gasto excessivo de tempo e busca por rotas alternativas de quem precisa se deslocar entre a Barra da Tijuca e Deodoro.
Em seus 26km, o público terá acesso ao Parque dos Atletas, Centro de Imprensa e Centro Olímpico de Hockey, só para citar alguns locais de competição. Mas acima de tudo terá um novo corredor viário para o futuro da cidade. Previsto na obra, o viaduto de Sulacap já começa a tomar forma na Avenida Marechal Fontenelle. Os trabalhos recém-iniciados estão na fase de fundação dos pilares no meio da avenida.
"O próximo passo é fazer a fundação nas laterais da Marechal Fontenelle e, posteriormente, levantar as vigas que sustentarão o viaduto", explica Eduardo Fagundes, gerente de obras viárias da Secretaria Municipal de Obras.
Com três faixas por sentido, sendo uma de cada lado exclusivamente para o BRT, a TransOlímpica não terá cruzamentos em nível e sim alças de acesso. Isso garantirá que o corredor funcione também como via expressa, sem sinais de trânsito em seu traçado. Além do viaduto, a via terá também um túnel com quatro emboques, entre outras intervenções.
Ao longo do caminho a TransOlímpica também terá ligações com suas “irmãs”. Em Deodoro, ela encontrará a TransBrasil; no final da Salvador Allende, na Barra da Tijuca, cruzará com a Transoeste e, em um trecho da Estrada dos Bandeirantes, fará integração com a TransCarioca.
Com isso, as Trans irão formar um grande anel viário que, graças a união com outros modais, como trens e metrô, ligarão toda a cidade, diminuindo tempo de deslocamento ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida e deixando para a cidade o grande legado dos jogos.
Confira abaixo o vídeo da TransOlímpica:


Nenhum comentário:

Postar um comentário