sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dilma veta parte da lei dos royalties e reserva dinheiro para educação


Por: G1
A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar o artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso que diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo. O veto, anunciado nesta sexta (30), era uma reivindicação de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, dois dos principais produtores.
Dilma também decidiu editar uma medida provisória na qual destina para a educação 100% dos royalties de estados e municípios provenientes dos contratos futuros de concessão de áreas para exploração de petróleo.
Royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. Participação especial é a reparação pela exploração de grandes campos de extração, como da camada pré-sal descoberta na costa brasileira recentemente.
O anúncio do veto foi feito em entrevista coletiva no Palácio do Planalto pelos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Edison Lobão (Minas e Energia) na tarde desta sexta (30), último dia do prazo que a presidente dispunha para assinar a sanção do projeto aprovado pela Câmara.
Arte: G1
Segundo a ministra Gleisi Hoffmann, além do veto integral ao artigo 3º da lei aprovada no Congresso, foram vetados "quatro ou cinco" trechos do texto para adaptações e ajuste de educação. A decisão presidencial sobre os royalties do petróleo será publicada na íntegra na edição de segunda-feira do "Diário Oficial da União" 
Com o veto presidencial, fica mantida a atual distribuição dos recursos a estados e municípios produtores dos campos atualmente em exploração.
"O veto colocado ao artigo 3º na lei criada pelo Congresso resguarda exatamente os contratos estabelecidos e também tem o objetivo de fazer a correção das distribuições dos percentuais de royalties ao longo do tempo [...]. A presidenta procurou conservar em sua grande maioria as deliberações do Congresso Nacional, garantindo contudo a distribuição de recursos para a educação brasileira", declarou Gleisi Hoffmann.
Segundo o ministro Edison Lobão, "o que se está fazendo é o aperfeiçoamento da lei, mantendo por outro lado aquilo que o Congresso Nacional deliberou para o regime de partilhas daqui para a frente".
De acordo com a ministra Ideli Salvatti, os vetos têm embasamento constitucional. "Aquilo que não feriu a Constituição foi preservado, respeitando aquilo que o Congresso Nacional aprovou", declarou.
O ministro Aloizio Mercadante disse que, com a decisão, a presidente Dilma Rousseff não mexe nos contratos passados para não gerar uma "tensão federativa".
Futuros camposNo caso dos futuros campos de extração de petróleo, fica mantida a distribuição de royalties definida no projeto aprovado pelo Congresso, pela qual a parcela dos estados produtores de petróleo diminui e a dos não produtores aumenta.
Com isso, a parte dos estados e municípios não produtores, que atualmente é de 7% e 1,75%, respectivamente, passa, em 2013, para 21% (nos dois casos). Em 2020, a parcela aumentaria para 27% do total arrecadado pela União.
Os estados produtores, que hoje recebem 26% do dinheiro, terão a fatia reduzida para 20% em 2013. Os municípios produtores passam dos atuais 26,25% para 15%, em 2013, chegando a 4%, em 2020.
A participação especial dos futuros campos de exploração, atualmente dividida entre União (50%), estado produtor (40%) e município produtor (10%), passaria a incluir estados e municípios onde não existe extração. Em 2013, tanto estados como municípios recebem 10%. Em 2020, 15%. A nova lei reduz a parcela atual de 40% destinada a estados produtores para 32%, em 2013, e para 20%, em 2020.
Medida provisória
O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, afirmou que a MP só valerá para novas concessões. "A medida provisória vai produzir efeito para novas concessões. A primeira rodada de licitações ocorrerá em maio e, até lá, a medida estará aprovada", disse.
A aplicação de 100% em educação se refere à arrecadação com os novos contratos. O valor, segundo o ministro Aloizio Mercadante, é um acréscimo ao mínimo constitucional exigido atualmente.
"O município tem que aplicar 25%, os estados 25% e a União 18% [das receitas]. Então, a receita do petróleo é acima dos 25% dos municípios, acima dos 25% dos estados e acima dos 18% da União. Ou seja, é um acréscimo da receita efetiva. O que vier de receitas do petróleo é para acrescer ao mínimo constitucional", disse Mercadante.
Também irão para a educação 50% dos rendimentos do Fundo Social, que é uma poupança pública com base em receitas da União. Esse fundo foi criado em 2010 e visa a aplicação em programas e projetos de combate à pobreza, educação, cultura, esporte, saúde, entre outros.
Mercadante afirmou que a nova lei será um “legado futuro para as próximas gerações”. O governo , disse, não quer “repetir os erros das grandes nações exportadoras de petróleo”.
Segundo ele, a receita do petróleo “vai preparar o Brasil para o Brasil pós-petróleo, porque os royalties são uma riqueza que tem que ser investida para preparar o Brasil para quando o Brasil não tiver essa riqueza, que não é renovável”, disse.
CorreçõesO ministro Mercadante esclareceu que a MP também corrige questões relativas ao texto aprovado no Congresso. Uma delas é a distribuição para contratos futuros de municípios afetados, por onde passam as embarcações de exploração.
Segundo o ministro, no projeto aprovado no Congresso, a distribuição relativa à arrecadação de royalties somava 101% a partir de 2017. Por conta disso, a MP trará novamente a divisão dos contratos futuros.


Novas alterações no trânsito do Leblon

Foto: Jornal Extra
Mais uma etapa de intervenções no trânsito do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio. As mudanças foram anunciadas ontem, pela Prefeitura do Rio. Tais mudanças são necessárias para a construção da Linha 4 do metrô, que ligará o bairro de Ipanema, também na Zona Sul, à Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
O estacionamento de veículos em pontos da Avenida Ataulfo de Paiva está permitido. Porém, os veículos não poderão mais estacionar em algumas partes da Rua Venâncio Flores. Estas mudanças começarão a valer nesta segunda-feira, dia 3.

Outra mudança será a alteração no horário da faixa reversível da Avenida Niemeyer. Agora, ela terminará às 10:30h, meia hora mais tarde. Essa decisão foi tomada  porque foi constatada a existência de capacidade na Avenida Delfim Moreira para receber o fluxo proveniente da Niemeyer por mais meia hora e que o pico de tráfego da manhã, na ligação Barra/Zona Sul, se estende além das 10h.
Estacionamento proibido
Com o estacionamento liberado na Avenida Ataulfo de Paiva, a Rua Venâncio Flores terá trechos em que o estacionamento será proibido. No lado esquerdo, no trecho anterior ao sinal da esquina com a Rua Dias Ferreira e no trecho anterior ao sinal da esquina com a Avenida Delfim Moreira.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Túnel do Binário


Foto: Cidadeolimpica.com
O que parecia ser impossível para nós, cidadãos comuns, passou a ser realidade: com seus 38 metros de profundidade, bem no meio da Praça Mauá, está sendo construída a principal via da Zona Portuária carioca.  A Via Binária irá receber os veículos que hoje, trafegam pela Perimetral e pela Avenida Rodrigues Alves. A via ligará a Rua Primeiro de Março, no Centro, até a Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, no Santo Cristo.
No mês de outubro, o poço por onde é executada a obra atingiu o limite de 38 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 12 andares ou ao tamanho da estátua do Cristo Redentor. Ele foi escavado por um motivo: agilizar as obras. Através dele, duas frentes de escavação foram iniciadas em direções opostas, uma em direção à Primeiro de Março, e outra no sentido Moinho Fluminense. Juntamente à essas frentes subterrâneas, operários fazem as escavações na superfície, a partir dos dois extremos do túnel. Até nesta terça, dia 27, a obra já tinha avançado cerca de 5 metros de extensão em cada sentido. No fim das obras, o túnel terá 1.500 metros no total, semelhante ao Túnel Santa Bárbara.
Por dia, são feitas duas explosões, uma pela manhã e outra à noite. Com o toque das sirenes de alerta, as vias próximas à Praça Mauá são interditadas por questões de segurança. Após isso, todo material da explosão é removido com o apoio de um imenso guindaste instalado sobre o poço. Lá embaixo, uma retroescavadeira passa a limpar a entrada do túnel, a fim de que os operários e engenheiros possam trabalhar. 
A cada explosão, os engenheiros correm para verificar possíveis danos ou movimentos estruturais. É o caso de João Alberto, engenheiro de produção do consórcio Porto Novo: "Confesso que no início era complicado subir e descer todo dia. A gente tem que parar umas três vezes, principalmente na subida. Mas agora já estou mais acostumado. Fazemos várias verificações ao dia e temos medidores instalados nos prédios ao redor. Nunca tivemos qualquer problema, mas toda precaução é necessário numa obra dessa magnitude."
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos engenheiros e operários é a água. O túnel ultrapassa o lençol freático da região, o que provoca  infiltrações nas rochas. Para resolver (ou minimizar) tal problema, foi criado um sistema de drenagem principal, que foi aliado a outros sistemas de dinamização do escoamento e direcionamento correto do fluxo da água. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2014.
Quer conhecer um pouco mais sobre o Túnel Binário? Então acesse o link e confira um vídeo que explica o passo a passo da obra.
Foto: Cidadeolimpica.com


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VLT do Rio não terá cabos aéreos

Por Jornal O Globo

Novo VLT do Rio fará a integração de modais em todo o Centro da cidade
As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a Zona Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont devem começar ainda no primeiro semestre de 2013. O projeto da prefeitura, que será executado numa parceria público-privada (PPP), prevê a implantação do sistema por etapas, com a gradual substituição dos ônibus que circulam na região pelos bondes modernos.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto, Jorge Arraes, disse que o VLT do Rio será o primeiro do mundo totalmente projetado sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). Ele explicou que os bondes recarregarão em dois processos: pela fricção, quando reduzem a velocidade na proximidade das estações, e em capacitores ativados ao pararem nos pontos.
"A Zona Portuária passa por um processo de revitalização. A ausência de catenárias evita a poluição visual causada pelos fios. E, ao mesmo tempo, torna o sistema mais seguro, porque os trilhos não são eletrificados. Nas obras do Porto Maravilha, nós já estamos deixando as canaletas prontas para instalar os trilhos. Nas outras partes do Centro por onde o VLT vai circular, essa atribuição ficará com o consórcio que vencer a licitação", explicou Jorge Arraes.
A primeira fase, entre a futura Vila de Mídia das Olimpíadas (nas imediações da Rodoviária Novo Rio) e a Praça Mauá, deverá ficar pronta até março de 2015. No trimestre seguinte, os trilhos avançariam por toda a Avenida Rio Branco, até a Cinelândia. A previsão é que o sistema completo esteja em operação no primeiro trimestre de 2016, como parte do pacote de obras de infraestrutura que ficarão como legado das Olimpíadas do Rio. Nessa fase, o serviço passará a ser prestado também com linhas entre a Central e a Praça Quinze, o Santo Cristo e a Candelária, e a Zona Portuária e o Aeroporto Santos Dumont.
Em valores atuais, a tarifa do VLT seria de R$ 1,91, que ficará totalmente com a concessionária. O plano prevê a integração do sistema aos ônibus urbanos, BRTs, trens, metrô e barcas, através do bilhete único. A demanda pelo serviço é estimada em 220 mil passageiros por dia. O VLT foi projetado para circular com carros articulados adaptados para atender a diferentes demandas. Conforme o movimento, cada composição poderá ter de dois a oito carros.
Cada carro terá capacidade para transportar até 400 passageiros, e o intervalo entre os VLTs deverá variar entre 5 e 15 minutos conforme a linha. O custo da obra é estimado em R$ 1,1 bilhão. Deste total, R$ 532 milhões serão recursos federais que virão do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC).
A diferença para o custo final, não apenas da obra, mas também da compra de material rodante e da construção de um centro de manutenção sob a Vila Olímpica da Gamboa, será devolvida pela prefeitura ao consórcio em 15 anos. Ganhará o contrato o concorrente que propuser o menor reembolso por parte do poder público. As regras serão divulgadas hoje com a publicação do edital de concessão do serviço. A concorrência para escolher o consórcio que vai operar as seis linhas e 42 estações distribuídas por 30 quilômetros de vias será no dia 10 de janeiro.
A implantação do sistema interferirá no roteiro de quase 400 linhas municipais e intermunicipais. Elas terão seus percursos reduzidos, podendo ser integradas aos bondes ou até mesmo extintas. Mas esse reordenamento dos coletivos não se deve apenas à implantação do VLT do Centro, mas também à instalação do futuro BRT Transbrasil (Deodoro-Aeroporto Santos Dumont) que o município também espera concluir até o início de 2016.
Jorge Arraes afirma que, na fase de execução das obras, o consórcio terá que discutir com órgãos de patrimônio os projetos dos pontos de embarque e das estações terminais. O objetivo é que os abrigos estejam em harmonia com o entorno. Isso pode evitar a polêmica que ocorre hoje com as estações do metrô.

Maracanã aprovado em vistoria da FIFA


Valcke, o ex-jogador Ronaldo, autoridades brasileiras e integrantes da FIFA
em visita às obras do estádio do Maracanã 
Durante esta semana, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) fará diversas visitações e vistorias nas cidades sedes da Copa Do Mundo de 2014, no Brasil. A principal ação será a vistoria no andamento das obras dos estádios, principal preocupação da FIFA. 
Nesta segunda feira, o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o estádio do Maracanã e pode conferir de perto os trabalhos executados. Regis Fichtner, secretário chefe da Casa Civil, Aldo Rebelo,  ministro dos Esportes, a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, e o ex-jogador de futebol Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL), também estiveram presentes, acompanhando a comitiva da Fifa.
De acordo com o calendário estipulado pelo Governo do Estado e pelo consórcio que executa as obras, a primeira parte da cobertura do Maracanã será instalada em dezembro e a segunda, em janeiro de 2013.
Para Aldo Rebelo, não há dúvida de que as obras serão entregues antes do primeiro jogo da Copa das Confederações, em junho. A FIFA irá administrar o estádio a partir de 27 de maio de 2013, quando será preparado para a estreia.
"O Maracanã conheceu, este ano, uma evolução espetacular nas obras de reforma. Calculando a evolução mês a mês neste período, e projetando o prazo necessário para a conclusão, percebemos estatisticamente que a obra será entregue a tempo", disse Rebelo, ressaltando que o estádio foi construído em 22 meses, tempo recorde, para a Copa de 1950.
Valcke e as autoridades também visitaram as instalações internas do estádio. O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio), Ícaro Moreno, apresentou um vídeo institucional com a evolução das obras no estádio, desde agosto de 2010 até o estágio atual. "Este estádio é especial, único. E tem que estar pronto para a Copa das Confederações, não há escolha. Mas tenho o compromisso das mais importantes autoridades do Rio de que tudo será entregue a tempo. Estou confiante", disse Valcke.
De acordo com o secretário Fichtner, o Estado mantém contato diário com o COL, governo federal  prefeitura do Rio. Já nos próximos dias, será feita a licitação da parte da obra do estádio que falta: uma complementação que é fora do estádio e que ficará pronta a tempo da realização dos eventos-teste. "Estamos prontos para sediar tanto a Copa das Confederações quanto a Copa do Mundo, e faremos um grande espetáculo", afirmou Fichtner.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

E o trem bala, só em......

Modelo que será utilizado no TAV Rio- Campinas será semelhante a esse.
Era pra sair em 2016. Agora, o prazo foi esticado (e muito) para 2020. Sim, o edital que prevê a construção do trem-bala,  e que será divulgado pelo governo federal nos próximos dias, estabelece o final de junho de 2020 como prazo máximo para a conclusão das obras do projeto.

A informação foi obtida através do relatório final divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com as contribuições feitas durante as audiências públicas que debateram o projeto e as respectivas respostas dadas pela agência. Segundo a 
 ANTT, “a integralidade da infraestrutura do Trem de Alta Velocidade Rio-Campinas será entregue pelo poder concedente até 30 de junho de 2019, prazo que admitirá tolerância de até 12 meses, para que a concessionária realize seus trabalhos.”


Em outras palavras, isso significa que o governo vai tolerar um pequeno atraso de até um ano na conclusão da obra, ou seja, até 30 de junho de 2020. Ao fim das obras, o operador do novo trem-bala terá um prazo para fazer testes antes que o serviço entre em operação, o que o governo espera que aconteça até o segundo semestre de 2020.
Vale lembrar que o prazo inicial para a conclusão das obras era o ano de 2016. Um segundo prazo foi dado: 2019. No fim das contas, se sair, a população poderá utilizar o TAV Rio-Campinas no fim de 2020.

O TAV vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro ao custo estimado do projeto é de R$ 35,6 bilhões. De acordo com a ANTT, o edital do primeiro leilão do trem-bala deve ser divulgado nos próximos dias. O leilão está previsto para ocorrer 8 meses depois dessa publicação.

Dois leilões serão realizados para a construção do trem bala. O primeiro para contratar a empresa que vai fornecer a tecnologia do trem-bala e operá-lo. O segundo escolhe as empresas que vão construir a infraestrutura para a passagem do trem (estações, etc).
Vencem os leilões as empresas que apresentarem as melhores relações entre valor de outorga  e custo de construção do trem-bala (incluindo a tecnologia aplicada e a infraestrutura).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Veta Dilma: últimas notícias


Por Globo.com
Avenida Rio Branco tomada por manifestantes da campanha Veta Dilma. Contra a Injustiça em Defesa do Rio Foto: G1
Manifestantes com o rosto pintado com as cores da bandeira do Rio de Janeiro circulam na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, onde vai acontecer, na tarde desta segunda-feira (26),  a manifestação "Veta, Dilma", contra o projeto de lei 2565, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo.
De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, se for sancionada, a lei fará com que o estado do Rio perca, já em 2013, R$3,4 bilhões em receita com royalties e participações especiais na exploração de petróleo. Até 2020, a estimativa é que a perda acumulada chegue a R$ 77 bilhões.
Por volta das 14h30, desta segunda-feira (26), ônibus com moradores de cidades do interior e da Baixada Fluminense chegavam ao local.Muitos participantes optaram em protestar com bandeiras, faixas e cartazes.
A Avenida Rio Branco foi interditada, no início da tarde desta segunda, no trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Presidente Wilson. O trânsito na região era bastante complicado por volta das 13h30, para quem precisava acessar as ruas do Centro da cidade.
Manifestantes pintam o rosto com as cores da
bandeira do estado do Rio
A expectativa, segundo a assessoria do governador Sérgio Cabral, é que a passeata comece a partir das 17h.
Trem gratuito
Para facilitar o deslocamento da população, o uso do trem será gratuito entre 13h e 15h, em todas as estações do sistema ferroviário, exceto na Central do Brasil. Bilhetes gratuitos serão oferecidos pela SuperVia para os participantes do protesto "Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio", marcado no Centro da cidade.
A manifestação começou na Candelária e segue pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Em palanque em frente à Câmara de Vereadores, haverá a leitura de um manifesto sobre a partilha dos royalties de petróleo e apresentação de artistas.
Na volta dos manifestantes para casa, entre 20h e 22h, a SuperVia garantirá o embarque gratuito a partir da estação Central do Brasil.
A passeata tem como objetivo evitar que a presidente da República sancione o projeto de lei que prejudica o Rio de Janeiro na distribuição dos royalties do petróleo. Pelo projeto aprovado, estados produtores como Rio de Janeiro e Espírito Santo perdem dinheiro. A parcela cai dos atuais 26% para 20% já a partir de 2013. Os munícios que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties, passariam a receber 15% no ano que vem e 4%, em 2020.
Manifestantes ocupam desde cedo as vias do Centro da cidade.
Já a parcela de cidades não produtoras passaria de 1,75% para 21% a partir de janeiro. A parcela dos estados não produtores saltaria de 7% para 21%.
Movimentação começou pela manhã
Manifestantes já se organizavam em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio, por volta das 10h30, desta segunda. Para garantir a fluidez do trânsito, por volta deste horário foram colocados três ônibus da Guarda Municipal na Candelária
A Prefeitura colocou 185 agentes de trânsito para auxiliar no fluxo dos carros durante a manifestação.
Jingle
Um jingle em ritmo de funk também promete agitar o protesto em defesa da atual distribuição dos royalties. A música-protesto “Veta, Dilma” foi gravada na sexta-feira (16) pela Furacão 2000 e teria sido um pedido do governador Sérgio Cabral.
A letra foi produzida pelo "pai do funk" Rômulo Costa, com criação do DJ Rick Joe. Ela é interpretada pelos MCs Marcelly e Willian, do grupo "Os Novinhos" e tem a participação de Neguinho da Beija Flor e do famoso bordão "Veta, Dilma", da atriz Camila Pitanga.
Vista aérea de uma faixa utilizada durante a manifestação


Confira o trânsito no Centro do Rio. Hoje tem passeata "Veta Dilma"

Diversas ruas do Centro do Rio estão fechadas desde o início da manhã para o evento “Veta Dilma. Contra a Injustiça. Em Defesa do Rio”, que começa a partir das 14h e seguirá até a Candelária. Segundo o Centro de Operações Rio, a Avenida Rio Branco está fechada entre a Presidente Vargas e Presidente Wilson. Pela manhã, a prefeitura informou a interdição da pista lateral da Avenida Presidente Vargas no sentido Candelária, entre a Avenida Passos e a Rio Branco. Já a Avenida Rio Branco foi interditada, entre a Avenida Presidente Vargas e Rua da Assembleia; e a Rua Evaristo da Veiga, entre a Rio Branco e Avenida República do Paraguai, no Centro, para o trânsito está complicado na pista central da Presidente Vargas desde o prédio da Prefeitura do Rio.

Quem deseja sair do Centro do Rio encontra lentidão em todas as vias da região devido às interdições. Mesmo quem enfrenta o congestionamento na Presidente Vargas encontra mais trânsito no Elevado da Perimetral, a partir da Praça Mauá, e no Mergulhão da Praça Quinze. Os túneis Rebouças e Santa Bárbara também têm trânsito intenso, com pontos de lentidão no Elevado Paulo de Frontin e no Viaduto Trinta e Um de Março, mas ainda são melhores opções.
A Polícia Militar também montou uma esquema especial para a passeata. Ao todo, 340 PMs vão atuar nos acessos à Avenida Rio Branco, Central do Brasil, Praça XV e Largo da Carioca. O esquema contará com apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Grupamento Aeromarítimo (GAM), Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Vias Especiais (BPVE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer), além dos Comandos de Policiamento de Área (CPAs) da Capital e Região Metropolitana. A PM planejou ainda a presença de policiamento nas estações ferroviárias, metroviárias e terminais rodoviários.
A manifestação foi organizada pelo governo do estado do Rio, para pedir à presidente que não sancione o projeto que redistribui os royalties para todos os estados e municípios do país. O evento está programado para começar às 14h. A manifestação sai da Candelária e vai até a Cinelândia, onde fica o palco principal que receberá 11 shows. Desde cedo, manifestantes estão reunidos na Candelária.
A operação contará com 185 agentes de trânsito, 45 carros da CET-Rio, 115 motocicletas e quatro reboques, e tem como objetivo amenizar os impactos da mobilização ao tráfego. A prefeitura recomenda que a população use o transporte público.

Definitivamente, brasileiro não sabe escolher nomes

Tatu-bola, mascote da Copa de 2014. Animal muito
importante na fauna brasileira.
Hoje, gostaria de pedir a permissão de vocês, leitores, para dar minha opinião. Muitos podem perguntar: "poxa, um jornalista emitindo opinião?" Sim, farei isso com a prerrogativa do Editorial. Será o primeiro do nosso blog. Não sei se será o último. Mas, toda vez que algo me incomodar, farei um editorial para expressar meus pensamentos e dilemas.

Antes de começar o texto, reproduzirei aqui a matéria veiculada no site do Estado de São Paulo, ontem à noite, com o seguinte título e subtítulo: Fuleco é o nome escolhido para a mascote da Copa de 2014.

Tatu-bola foi batizado após votação aberta ao público. Nome vem da junção de futebol e ecologia


"O tatu-bola agora tem nome. A mascote da Copa de 2014 chama-se Fuleco. Fruto de uma votação popular, que contou com mais de 1,7 milhão de votos e foi feita através do site da Fifa, a escolha foi anunciada na noite deste domingo. 
Com 48% dos votos, Fuleco, mistura das palavras futebol e ecologia, ganhou uma eleição na qual o público também poderia votar nas opções Zuzeco (junção de azul e ecologia), que recebeu 31% dos votos, e Amijubi (amizade e júbilo), votado por 18% dos eleitores.
"Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da Fifa 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo", comentou o secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, antes do anúncio oficial do nome dado ao tatu-bola. 
As três opções de nome tinham sido definidas por um comitê composto pelo ex-jogador Bebeto, o sambista Arlindo Cruz, a escritora Thalita Rebouças, o publicitário Roberto Duailibi e a cantora Fernanda Santos."
Site Estadão, São Paulo, 25 de novembro de 2012
Fuleco? Mas que raio de nome é esse? Não seria mais interessante deixar o nome Tatu-bola? 
Sim, como disse no título, definitivamente o brasileiro não sabe colocar nome em coisas, pessoas, lugares e etc. Mas também, o que se pode esperar de uma "equipe de técnicos" altamente treinada e capacitada como esta: um ex-jogador e político, um sambista, um publicitário, uma cantora e uma escritora de livros para adolescentes? Claro que, alguns ai se salvam. Mas, no momento, prefiro não comentar isso.
Fuleco.... Em pouco tempo a população já terá trocado o nome do pobre tatu (que não merecia sofrer tal desgraça), para Fuleiro. Por outro lado, temos a certeza de que o povo escolheu, dentre os nomes, o menos pior. Afinal de contas, ser chamado de Zuzeco ou Amijubi não é das melhores coisas. Resultado: o povo ficou com o "bagaço da laranja" e ainda teve que escolher o que dava mais caldo. 
Essa moda de junção de palavras para a "notável concepção de nomes" começou na Alemanha, para a Copa de 2006. Lá, foi adotado o nome Goleo, mistura das palavras "Gol" e "Leo" (leão, em latim). Já em 2010, na África do Sul, o nome escolhido foi Zakumi, mistura de "ZA" (referência à sigla do país), e "Kumi", que significa 'dez' em diversos idiomas da África.
Enfim, torçamos para que o Fuleiro (ih, desculpe, Fuleco) não "cole" com a sociedade. O Tatu-bola é um animal muito bonito da nossa fauna brasileira, e merece ser tratado com respeito. A melhor forma para isso é chamá-lo pelo próprio nome.
Para terminar, postarei aqui alguns nomes ( só iniciados com a letra A) que exaltam a criatividade dos brasileiros. O link que segue é do site no qual retirei estes nomes. Lá, você pode conferir muito mais dessas criatividades nominais. Se você achar o Fuleco, Amajubi ou Zuzeco, não estranhe.
Abecê Nogueira
Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida
Abxivispro Jacinto
Acheropita Papazone
Ácido Acético Etílico da Silva

Adalgamir Marge
Adam Borda Bunda
Adegesto Pataca
Adelícia de Carvalho
Adolpho Hitler de Oliveira
Adoração Arabites (masculino)
Aeronauta Barata

domingo, 25 de novembro de 2012

Estado do Rio mobiliza população para evento "Veta Dilma"


Mobilização contra perda do Rio e em defesa dos royalties do Estado acontece nesta segunda-feira (26/11)

Por: Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro

Palácio Laranjeiras, sede do Governo Estadual.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e os municípios fluminenses poderão perder já em 2013, R$ 3,4 bilhões em receitas com royalties e participações especiais na exploração de petróleo, caso seja sancionado o projeto de lei de número 2.565, aprovado pela Câmara dos Deputados. Até 2020, a perda acumulada chegaria a R$ 77 bilhões, considerando a arrecadação de royalties e participações especiais de estados e municípios.

O cálculo foi feito por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, tomando como premissas o preço do barril de petróleo a US$ 90 e câmbio de R$ 2,00.

- Os efeitos para os estados produtores e especialmente para os municípios produtores são catastróficos. Há municípios em que os royalties e participações especiais respondem por mais de 60% da receita - afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Segundo Bueno, a maior prova de que são direitos adquiridos do estado e dos municípios o pagamento de royalties e participações especiais sobre a exploração e produção de petróleo no futuro está no fato de que a União aceita esse crédito como pagamento de dívida a vencer.

Para que o Rio de Janeiro não perca este direito adquirido, o Governo do Estado convida todos os cidadãos para a mobilização “Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio”, que terá concentração a partir das 14h, na Candelária, na próxima segunda-feira (26/11), com a participação do governador Sérgio Cabral e demais autoridades, além de artistas e personalidades. O trajeto será pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.

Ponto facultativo

Em todo o estado, será determinado ponto facultativo a partir das 14h da segunda-feira (26/11). Durante a caminhada, trios elétricos acompanharão o trajeto. Chegando à Cinelândia, o ato propriamente dito se inicia com o Hino Nacional e leitura do manifesto, como ocorreu na última manifestação.

Em um palco localizado em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, haverá a leitura do manifesto e discursos contra o golpe sofrido pelo Rio na partilha dos recursos oriundos da exploração de petróleo. Em seguida, artistas vão se apresentar.

Para garantir a ordem no evento, a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), montou um esquema especial de fiscalização e patrulhamento. A fiscalização vai contar com 258 agentes, sendo 243 guardas municipais e 15 agentes de controle urbano da Seop.

O objetivo é impedir desordens como estacionamento irregular e a presença de ambulantes não autorizados, além de auxiliar o esquema de trânsito nas vias próximas aos locais de manifestação, que terá início com a concentração na Candelária e seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. No trajeto, serão 33 postos de controle urbano, em pontos estratégicos das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e nas vias do entorno.

Como chegar

Para facilitar o deslocamento da população, SuperVia, Metrô e Barcas oferecerão esquemas de gratuidade para os manifestantes a partir das 13h até as 15h, no sentido Centro, e das 20h às 22h, no retorno da manifestação.

Na ida para o Centro, a SuperVia oferecerá os bilhetes em todas as estações do sistema ferroviário, exceto na Central do Brasil. Na volta dos manifestantes para casa, entre 20h e 22h, a SuperVia garantirá o embarque gratuito a partir da estação Central do Brasil.

A CCR Barcas distribuirá bilhetes especiais de ida ao ato público nas estações Praça Araribóia (Niterói), Cocotá e Paquetá. O bilhete especial que dá direito à volta para as estações deverá ser retirado apenas na Estação Praça XV, no Centro do Rio. No dia 26, a operação da concessionária funcionará normalmente com intervalos de 20 minutos, até as 16h20, nas partidas da linha Rio-Niterói. Depois, os intervalos passam a ser de 10 minutos até as 20h. A gratuidade não serve para a linha seletiva de Charitas.

O Metrô Rio disponibilizará os bilhetes de ida e volta a partir das 5h em todas as estações. O embarque poderá ser feito em qualquer estação, mas a volta, somente nas estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas.

Já a Fetranspor franqueará os ônibus necessários para a vinda dos manifestantes de diferentes locais. Esses ônibus possuirão identificação diferenciada, fornecida pelos organizadores do evento e serão acompanhados por motociclistas da Polícia Militar, da Guarda Municipal ou da CET-Rio. Não será permitida a chegada de ônibus fretados na região do evento sem o acompanhamento dos motociclistas.

Tráfego

Para viabilizar a realização deste evento com o mínimo de interferência na circulação viária, será implantado um esquema especial ao tráfego no centro do Rio. A operação de trânsito contará com a participação de 185 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres, ordenar a chegada e saída dos ônibus e efetuar os bloqueios necessários.

Serão empregadas 45 viaturas operacionais e 115 motocicletas. Além disso, 4 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados em pontos estratégicos para rápida desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Serão utilizados 20 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as rotas alternativas, além das condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Principais interdições

Às 10h, será interditada a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, da altura do Detran (próximo à Av. Passos) até a Avenida Rio Branco, no sentido Candelária.

Às 11h, haverá fechamento da Av. Rio Branco entre a Av. Presidente Vargas e a Rua da Assembleia.

Às 11h, haverá fechamento da Rua Evaristo da Veiga entre a Av. Rio Branco e a Av. República do Paraguai.

Às 12h, será estendido o fechamento da Av. Rio Branco até a Avenida Presidente Wilson.

Todas as vias transversais à Av. Rio Branco permanecerão interditadas até a liberação da mesma.

Recomendações importantes:

• Não ir de carro ao evento, usar transporte público coletivo (trem, ônibus, metrô ou barcas);

• Respeitar os locais de proibição de estacionamento;

• Para a própria segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias em locais onde houver semáforos;
• É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito;

• Aos motoristas que não necessitarem passar na região do evento é sugerido que evitem trafegar na área e utilizem rotas alternativas. No acesso da Zona Sul à Zona Norte, e vice-versa, por exemplo, há a opção dos Túneis Rebouças e Santa Bárbara.

sábado, 24 de novembro de 2012

Novas ruas servirão como rota alternativa de trânsito durante obras na Francisco Bicalho

Por: Cidade Olímpica


Os mais de 100 mil motoristas que utilizam a Avenida Francisco Bicalho diariamente terão que se acostumar com novas rotas de trânsito durante a interdição da via para obras por conta do projeto Porto Maravilha. Para evitar maiores transtornos, duas novas ruas – D1 e General Luiz Mendes de Moraes – servirão como rota alternativa para escoamento do trânsito durante o período dos trabalhos, que estão previstos para durar seis meses, sendo a maior parte deles realizados no período noturno.
Principal ligação entre a Ponte Rio-Niterói, o Centro e o porto, a Francisco Bicalho receberá obras de infraestrutura com novas redes de água, esgoto, telefonia, luz e drenagem. As quatro pistas da via serão bloqueadas para o trânsito alternadamente, começando pela faixa lateral no sentido Centro-Rodoviária Novo Rio. Terminada esta primeira parte, a pista central no mesmo sentido terá o tráfego interrompido para obras e assim sucessivamente, até a conclusão dos trabalhos.
Para que as interdições aconteçam de maneira a causar o mínimo de problemas já se encontra em processo avançado de construção a rua D1, que corta o terreno conhecido como Praia Formosa. Ali serão erguidas, futuramente, as vilas de árbitro e de mídia para os Jogos de 2016.
- A D1 vai fazer a ligação entre o início da Francisco Bicalho e a região portuária através da rua Santo Cristo – afirma o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Jorge Arraes.
Foto: Cidadeolimpica.com

Outra frente de trabalho já bastante adiantada é a da rua General Luiz Mendes de Moraes, no entorno do terreno da Praia Formosa e próximo à rodoviária, fazendo ligação com o viaduto Paulo de Souza Reis. Com três pistas prontas e outras três em obras, ela será mais uma importante alternativa durante a interdição da Francisco Bicalho. Além servir como via de escoamento de carros, também será uma das rotas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que cortará todo o Centro do Rio e fará ligação com outros modais como trens, barcas e o BRT da TransBrasil.
Taxista há 12 anos, Celso Alves de Souza acompanha atentamente as obras do Porto Maravilha de seu ponto na Rodoviária Novo Rio. A expectativa com as mudanças não poderia ser mais positiva, afinal trânsito fluindo melhor é sinônimo de mais passageiros e, com isso, aumento nos lucros.
- As mudanças no sistema viário da região são uma antiga reivindicação de todo mundo, e agora, finalmente, as coisas estão andando. A tendência é que a vida melhore no Rio de Janeiro com a vinda das competições internacionais e todas as mudanças feitas no dia a dia da população – afirma, convicto Celso.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Maraca é nosso! E, está de volta!

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, acabou de anunciar o 1º jogo da Seleção Brasileira no novo Maracanã. A partida será contra a Inglaterra, no dia 02 de junho de 2013. O estádio, palco da final da Copa do Mundo de 2014, está em obras e sua reabertura está prevista para abril. Ainda em junho, o Maracanã receberá a decisão da Copa das Confederações. 




Obras da linha 4 do metrô entram na 2ª fase


Terminam hoje, sexta feira, as obras da 1ª etapa de construção da linha 4 do metrô carioca, que ligará os bairros de Ipanema à Barra da Tijuca, passando pelos bairros Jardim de Alah, Leblon, Lagoa, Gávea e São Conrado. 
Arte: G1
Amanhã, dia 24, uma nova etapa de interdições no trânsito do Leblon, na Zona Sul do Rio, será iniciada. A principal mudança desta vez é a interdição da avenida Ataulfo de Paiva, em dois trechos: entre a Rua Venâncio Flores e a Bartolomeu Mitre e entre a Afrânio de Melo Franco e a Borges de Medeiros.
Para que a mudança possa ser feita, os ônibus que fazem linha pelo bairro serão desviados para a Avenida Delfim Moreira e quatro novos pontos foram construídos na orla do Leblon.
A partir de amanhã, as vans estarão proibidas de circularem nas praias do Leblon e de Ipanema, no sentido Copacabana. A única exceção será pela manhã, durante a faixa reversível na praia, quando as vans que descem da Avenida Niemeyer poderão circular pela pista próxima aos prédios da Delfim Moreira, até a Bartolomeu Mitre. Porém, o embarque e desembarque de passageiros está proibido neste trecho.
Arte: G1
Outra novidade será em relação ao horário de funcionamento da pista reversível da Niemeyer. Agora, ela vai terminar meia hora mais cedo, às 10h da manhã. A Avenida Visconde de Albuquerque, no sentido praia,  ganhará novo acesso à Delfim Moreira. Mudanças também na Rua General Urquiza, que vai ter mão dupla entre a Avenida General San Martin e a Rua Professor Arthur Barros. A Rua Henrique Dumont terá o sentido invertido, entre a praia e a Ataulfo de Paiva.
Já nos feriados e domingos, nas orlas do Leblon e de Ipanema, serão criadas faixas reversíveis junto aos prédios, em direção à Copacabana, de sete da manhã às sete da noite.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Boletim do Trânsito: Zona Sul

E vamos ver como anda o trânsito na Zona Sul da cidade, região que está sofrendo interdições para a construção da linha 4 do metrô, que ligará os bairros de Ipanema à Barra da Tijuca.

* Boa movimentação na Avenida Niemeyer, no sentido Leblon.

* Trânsito flui sem problemas na Ataulfo de Paiva, altura da Afrânio de Melo Franco, no Leblon. Vale lembrar que a Ataulfo de Paiva está com dois pontos de interdição.

* Trânsito intenso na Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Gávea, com retenção na chegada ao Túnel Zuzu Angel.

Lá vem o BRTrem

Passageiros esperam por ônibus vazio numa estação do BRT Transoeste
6 meses após a inauguração do BRT da Transoeste, não há como negar que o sistema passou a ser utilizado pelos cariocas. Porém, muitas coisas ainda precisam ser feitas. O quesito lotação é o que mais incomoda os passageiros.
Atualmente, o BRT Transoeste transporta cerca de 75 mil passageiros por dia. A partir do ano que vem, com a inauguração do trecho entre Santa Cruz e Campo Grande, o número deverá subir para 200 mil. Se hoje, já está quase impossível andar, no mínimo, confortavelmente em um ônibus do BRT, imaginem no ano que vem? Por isso o apelido carinhoso e sugestivo, dado pelos passageiros: o BRTrem.
Segundo a Secretaria de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro, 4 novos ônibus foram incorporados à frota, totalizando 91 veículos neste trajeto, mas ainda são insuficientes. 12 novos ônibus já foram encomendados e deverão entrar em circulação apenas no início de 2013. Outra medida que será adotada  é a construção de dois retornos no caminho da Transoeste, gerando duas novas linhas. Os retornos serão construídos no Recreio e o Mato Alto.
Antes da construção do BRT, a viagem entre Santa Cruz e Barra da Tijuca era feita em duas horas. Hoje, o mesmo trajeto é realizado em apenas 40 minutos.

Mais BRTs na cidade

Os 4 BRTs cortarão a cidade em todas as direções. Além disso, eles farão
 a  ligação entre bairros que sofrem com pouca oferta de transporte de massa  
O BRT Transoeste é o primeiro dos 4 BRTs que serão construídos na cidade do Rio de Janeiro. O segundo BRT a ser inaugurado será a Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, passando pela UFRJ, Hospital Universitário e Aeroporto Internacional. O BRT Transolímpico ligará a Barra a Deodoro e o BRT Transbrasil aproveitará as vias da Avenida Brasil, modernizando a principal via de entrada da cidade. Transolímpico e Transbrasil têm prazo de conclusão das obras para o ano de 2016.
Seguindo o molde dos BRTs, o Governo do Estado do Rio, juntamente com o Governo Federal, pretende entregar, até 2016, a Transbaixada, ligando as principais cidades da Baixada Fluminense e a Transoceânica, via que fará a ligação de toda a Região Oceânica de Niterói ao Centro do município.

Confira a reportagem feita pelo RJTV 1ª Edição, falando sobre a superlotação nos coletivos do BRT da Transoeste: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/rjtv-1edicao/t/edicoes/v/novos-onibus-no-brt-ainda-nao-aliviam-o-fluxo-dos-passageiros/2253142/

Atualmente, os ônibus que circulam no BRT Transoeste são semelhantes
a este, articulado e com capacidade para transportar até 145 passageiros.
Viagens entre a Barra e Santa Cruz agora são feitas em 40 minutos.
Foto: Gustavo Bayde

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Trânsito flui bem no Leblon

Trânsito flui normalmente no Leblon, mesmo com interdições. Foto: JB
Hoje, durante o 1º dia útil de intervenções nas vias do Leblon, o trânsito flui tranquilamente pelas avenidas Ataulfo de Paiva, Delfim Moreira, Borges de Medeiros, Bartolomeu Mitre e demais ruas do bairro. A faixa da esquerda da Ataulfo de Paiva foi fechada em dois pontos da via, a fim de que possa ser realizada a primeira fase de obras da linha 4 do metrô.
Segundo o secretário de transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, esta é uma das fases "mais tranquilas das obras". Diferentemente da segunda etapa da obra, que tem início previsto para a semana que vem, quando o número de vias interditadas será maior, incluindo quase a totalidade da Ataulfo de Paiva.
Por enquanto, o trânsito segue normalmente sem maiores problemas e com poucas retenções, devido aos estacionamentos das lojas.

Confira como será o Sistema de VLT do Rio de Janeiro

As linhas do VLT serão distribuídas por todo Centro da cidade
O VLT, ou Veículo Leve sobre Trilhos, promete revolucionar o sistema de transportes na capital fluminense. Com uma extensão total de 52 quilômetros, ele fará a integração intermodal em todo o Centro da cidade, com trens, metrô, ônibus, barcas e aeroporto Santos Domont. A meta é que até 2016, todo o sistema esteja concluído.

Veja o vídeo explicativo no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=sMDe9-GrHBY&feature=endscreen



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fluxo tranquilo no 1º dia útil de alterações no trânsito do Leblon

Trânsito tranquilo na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon. Agentes da
 CET-Rio estarão nos locais de interdição no bairro. Foto: G1

Segunda feira, 19 de novembro. Esse foi o primeiro dia útil de alterações no trânsito do Leblon, Zona Sul do Rio, por conta das obras de construção da linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Embora esteja entre um feriadão, pois hoje, dia 20, é feriado da Consciência Negra, no estado do Rio, as ruas tinham movimentação tranquila e sem retenções, no fim da manhã desta segunda-feira. As mudanças implantadas no bairro terão duração de 1 ano e meio.
Porém, como foi dito acima, o resultado de ontem não é para ser comemorado plenamente. A prova de fogo será na quarta-feira, 21. Muitos cariocas enforcaram a segunda feira e emendaram com o feriado da Consciência Negra, nesta terça-feira (20), reduzindo consideravelmente o número de veículos nas vias da capital fluminense.
As mudanças no Leblon ocorreram na Avenida Ataulfo de Paiva, onde uma faixa foi interditada em dois trechos da via, entre a Rua Venâncio Flores e a Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. Agentes da CET-Rio ficarão todos os dias no local, informando aos motoristas sobre as alterações e o melhor caminho a seguir.
Funcionários da Rio Ônibus distribuem informativos com as mudanças
no BRS da Avenida Ataulfo de Paiva. Foto: G1 
Pedestres, motoristas e passageiros de ônibus que passavam pelo bairro nesta segunda recebiam em alguns pontos de ônibus um folheto com explicações sobre as modificações dos itinerários dos ônibus. Para  o aposentado Cláudio Luiz Bezerra, de 64 anos, as alterações estavam 'muito bem explicadas': "Eu tenho que pegar o ônibus aqui quase todos os dias e se não tivesse a distribuição destes folhetos, com certeza eu e outras pessoas iríamos ficar perdidos, porque são muitos mudanças, aí não tem como gravar tudo. Mas com esse papel aqui em mãos, não tem como se perder. Na minha opinião, tanto a obra quanto o folhetinho estão mais do que aprovados", contou o aposentado, que estava esperando o ônibus na Praça Antero de Quental.
Mudanças da 1ª fase de obras. Arte: G1

Várias pessoas que passam todos os dias pelo Leblon também estavam receosos com a mudança dos itinerários dos ônibus. É o caso de Maria Cristina, 32 anos, promotora de eventos. Segundo ela, assim soube das mudanças no trajeto dos coletivos ficou preocupada, mas que com o folheto, a 'tensão diminuiu': "Ele é bem autoexplicativo. Estou entendendo tudo. Já que tenho que passar por aqui todos os dias, que eu saiba direitinho qual ônibus vou pegar para ir ao trabalho. Com esse papel não tem como me perder. Estou bem mais aliviada. Agora posso passar por aqui sem medo de errar o caminho", explicou.
Mudanças a partir do dia 24
Por enquanto, as atuais alterações que estão sendo feitas no trânsito do Leblon pertencem à 1ª fase das obras no bairro (considerada por muitos como a mais tranquila). Na segunda fase de interdições, que tem data marcada para iniciar em 24 de novembro, todas as faixas da Avenida Ataulfo de Paiva serão interditadas nos trechos entre a Rua Venâncio Flores e Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros.
Mudanças da 2ª fase de obras, que terão início no dia 24 de novembro. Arte: G1

Para que isso seja possível, todos os carros e ônibus serão desviados pela Avenida Visconde de Albuquerque, seguindo pela Avenida Delfim Moreira. Parte dos ônibus vai entrar pela Avenida Epitácio Pessoa e parte pela Avenida Henrique Dumont, que passará a ter a mão invertida. Depois, os veículos seguem o trajeto normal.
Os carros que vierem da Avenida Niemeyer não poderão seguir pela Avenida Visconde de Albuquerque. Para isso, os motoristas deverão seguir pela Avenida Delfim Moreira e entrar na Avenida Bartolomeu Mitre. Segundo a Prefeitura do Rio, para permitir que todos os desvios possam ser criados, serão feitas obras nos canteiros e calçadas do bairro.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

No dia da bandeira, conheça a Bandeira Olímpica

Hoje, dia 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. A bandeira é um símbolo e carrega com ela várias informações. Não é diferente com a Bandeira Olímpica.
Criada pelo barão francês Pierre de Coubertin (ou Barão de Coubertin, historiador e pedagogo), a bandeira olímpica foi criada em 1914, sendo adotada pelos organizadores dos jogos no mesmo ano.
O barão Pierre de Coubertin disse, em 1931,uma citação sobre a bandeira olímpica:
"A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento."
Costuma-se dizer que cada cor representa um continente: Azul - Europa, Preto - África, Amarelo - Ásia, Verde - Oceania, Vermelho - América. Porém, nada disso foi evidenciado pelo criador da bandeira.
Há bandeiras olímpicas que são apresentadas pelas cidades que sediarão os próximos Jogos. Tradicionalmente, a bandeira é passada do prefeito da cidade sede dos Jogos que se encerram para o prefeito da cidade sede seguinte durante a Cerimônia de Encerramento. A bandeira é, então, levada para a nova sede e exposta na prefeitura.

Bandeira da Antuérpia: A primeira bandeira olímpica foi apresentada pelo COI durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1920 em AntuérpiaBélgica. Ao final dos Jogos, a bandeira não foi encontrada e uma nova precisou de ser feita para os Jogos de 1924. Em 1997, durante um banquete promovido pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos da América, um repórter estava entrevistando Hal Haig Prieste, que havia conquistado um bronze nos saltos ornamentais nos Jogos de 1920. O repórter mencionou que o COI não sabia dizer o que havia acontecido com a bandeira original. "Eu posso te ajudar", disse Prieste, "Está em minha mala." Ao fim dos Jogos da Antuérpia, Prieste subiu no mastro onde a bandeira estava hasteada e a roubou. A bandeira voltou para as mãos do COI numa cerimônia especial realizada em 2000 em Sydney. A Bandeira da Antuérpia está hoje exposta no Museu Olímpico de LausanneSuíça, com uma placa agradecendo a Prieste pela doação

Bandeira de Paris: Uma nova bandeira olímpica foi criada para os Jogos de 1924, em Paris, e passada para a próxima cidade sede dos Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno até os Jogos de Inverno de 1952, em OsloNoruega, quando uma bandeira em separado foi criada para os Jogos de Inverno. A Bandeira de Paris continuou a ser usada nos Jogos de Verão até os Jogos de Seul, em 1988.

Bandeira de Oslo: A Bandeira de Oslo foi apresentada ao COI pelo prefeito da cidade norueguesa durante os Jogos de Inverno de 1952. Desde então, tem sido passada para a próxima cidade-sede dos Jogos de Inverno.

Bandeira de Seul: A Bandeira Olímpica atual foi apresentada ao COI durante os Jogos de Seul, em 1988. Desde então, ao final de cada edição, é passada ao prefeito da próxima cidade-sede.



Desde o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, as bandeiras olímpicas estão na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em posse do gabinete do prefeito Eduardo Paes.